Matéria da família Jensen: texto de Claus, com fotos de Marlise e Nikolas
Na noite deste sábado (24/08/19), tivemos a oportunidade de conhecer uma nova opção gastronômica em Blumenau: Seu Porco Rotissaria e Sanduíches, localizada na Rua Floriano Peixoto, no Centro. Na vitrine, já é possível visualizar que se trata de uma casa de carnes, especializada na suína. Mas nem por isso deixa de oferecer outras opções como frango, costela bovina, cordeiro, embutidos e até sanduíche de mortadela.
O ambiente lembra um antigo boteco repaginado, com toques diferenciados e modernos, resgatando um pouco do ambiente informal. No período da noite, é possível sentar na frente do empreendimento e curtir o ar noturno da região central da cidade.
O Seu Porco tem capacidade para 70 pessoas sentadas, sem contar a parte da calçada. Ele abre entre terça-feira e sábado, das 11h à meia-noite, e no domingo, fecha um pouco mais cedo, às 17h. Segunda-feira, como acontece na maioria dos restaurantes, é dia de folga.
No lugar você encontra desde uma costela bovina desfiada com barbecue defumado, queijo e pão de brioche baguete; até uma paleta de cordeiro assada com maionese de hortelã, cebola roxa queijo e pão brioche baguete. Tem também carpaccio de panceta, que leva finas fatias de barriga de porco maturada, com alface e azeite, tomate cereja e pão. Mas vai que você está naquele regime e prefira uma salada, não tem problema, pode optar pela da casa, que leva alface americana, tomate cereja, pepino e azeitona.
E se você adora um torresmo e ache dificuldade para encontrar um lugar com a iguaria, no Seu Porco há variedades como rocambole de torresmo à pururuca feito na casa com limão caipira, torresmo prensado, e também o crocante com lemon pepper.

O empreendimento é dos sócios Richard Ricelle, Ulysses Kreuztfeld e Valmir Zanetti, os dois últimos, também comandam o restaurante Bier Vila e estão juntos na Cervejaria Blumenau. Segundo o chef Ricelle, a ideia de abrir um restaurante focado na carne de porco já estava sendo planejada há uns dois anos. “Estávamos esperando o momento certo de abrir, porque vimos o potencial da carne suína no estado, tomando como referência o consumo em outros restaurantes. Quando surgiu esse ponto, foi a oportunidade que esperávamos para abrir o ‘Seu Porco’. Quem estiver passando pelo Centro, poderá passar aqui e comer um lanche rápido ou almoçar.”
Ricelle disse que tiveram a proposta de resgatar um pouco do clima familiar de interior. Antigamente os pais, irmãos, tios, primos; acompanhavam desde o abate do porco, até a prensa do torresmo. A música ambiente traz o clima boêmio do samba de raiz e da musicalidade brasileira. “Você não acha torresmo prensado nos restaurantes, mas aqui sim. O cardápio inicial tem 35 opções diferentes e ainda serão lançadas muitas novidades. A aceitação foi muito boa, então primeiro queremos ver como o público irá receber o atual cardápio para depois de uns três meses mostrar algo novo”.
Uma carta com várias opções de drinks tem nomes até curiosos, como o Espírito de Porco, que combina rum carta Blanca, hortelã, 1883 siciliano, suco limão e soda. E que tal tomar um Porco Aranha, que mistura vodka, 1883 framboesa, sucos de maçã e de limão, além de água com gás. Mas é possível encontrar as cervejas artesanais da cidade, como a Blumenau e a Alles Blau.