Seu GPS empresarial está atualizado para 2022?

Confira a coluna de Moris Koh desta semanal, professor, consultor empresarial e atual diretor de ciência, tecnologia e Inovação de SC.

Imagens: Pixabay

Por *Moris Kohl

Você consegue fazer uma viagem longa sem planejar o roteiro de saída e chegada?
Tenho o hábito de todas as viagens, curta ou longa, utilizar o GPS para auxiliar meu percurso nas estradas. Este hábito ajudou a gerir meus compromissos, calculando o tempo de chegada, melhores rotas, vias interditadas e rodovias em congestionamento.

O Planejamento Estratégico (P.E) funciona igual a um GPS, você precisa construir onde quer ir para então o GPS calcula a rota ou mais rotas até o destino.

Temos a oportunidade neste início de ano de refletir sobre o atual momento da empresa e para onde ela deverá seguir nos próximos meses através do planejamento estratégico ou revisão e pactuação do replanejamento.

No entanto, antes de descrever objetivos, ações e metas, é necessário realizar levantamento de mercado e os indicadores de desempenho interno, estudo de tendências e cenários possíveis.

Mesmo executando corretamente o planejamento estratégico (P.E) não evita que problemas possam acontecer durante o percurso, mas dão opções para otimização e correção de melhores rotas alternativas a serem seguidas, pois o objetivo é chegar no destino.

Antes de escrever o planejamento é necessário responder três perguntas básicas, veja abaixo:

  1. Onde estamos atualmente?
  2. Para onde queremos ir?
  3. Como fazer para chegar lá?

Não são as três perguntas que vão salvar seu negócio, mas responder elas é um bom começo e mostra o seu posicionamento perante o presente e futuro.
De forma objetiva vou compartilhar o conceito e os benefícios da prática do planejamento.

1. O que é Planejamento Estratégico?

É um processo de elaborar estratégias e definir como serão os passos para alcançar os objetivos e metas. O planejamento estratégico é um elemento da Gestão Estratégica e otimiza o tempo, define ações, prazos, recursos, responsabilidades e esforços necessários para que sua empresa chegue ao destino.

Peter Druck, pai da administração moderna conceitua: “O planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.”

2. Qual é o momento ideal para criar o planejamento estratégico?

Não espere ter tempo para criar o planejamento estratégico, inicie o mais breve possível. Para quem vai abrir um negócio, faça após o Plano de Negócios.

3. A importância do planejamento estratégico

No Brasil abre-se mais empresa por necessidade do que por planejamento. Mesmo sendo por necessidade planejar é necessário e não somente importante. As incertezas surgirão, mas com o P.E. suas decisões são mais assertivas. Cabe ao gestor identificar ameaças do mercado e distinguir as vantagens que seu produto/serviço tem em relação à concorrência.
Infelizmente muitos negócios morrem prematuros por falta de planejamento.

4. Como fazer um planejamento estratégico?

Existem muitos modelos, metodologias e sistemas de gestão que auxiliam na construção do planejamento estratégico, inclusive para as micro e pequenas empresas.

O planejamento estratégico divide-se em três níveis: estratégico, tático e operacional.
Não existe a melhor metodologia ou a única forma de fazer o planejamento, isso porque o desenvolvimento do seu negócio é diferente de outros. Cada negócio tem sua particularidade, mas o passo inicial para elaborar um planejamento é a sensibilização do empresário ou sócio.

Para quem já tem planejamento estratégico é necessário a revisão, ou replanejamento, para rever o ciclo e definir novas estratégias.

Minha dica do Gestão em Foco, acompanhe abaixo:

  1. Defina a identidade organizacional: visão, missão, valores;
  2. Estude sua empresa nos detalhes, realize diagnósticos por área;
  3. Conheça seus pontos fortes e fracos;
  4. Estude o mercado externo (clientes, concorrentes, fornecedores);
  5. Formulação estratégica
  6. Construa um plano de ação;
  7. Monitore as ações;
  8. Revisões.

Este modelo acima é simplificado, não se preocupe com a escrita e sim com a visão estratégica do seu negócio.

Seja flexível ao comandar uma empresa. Trabalhe forte com os colaboradores para os ganhos coletivos, pois são os colaboradores que darão vida ao planejamento diariamente.
Comece o mais breve possível, daqui a pouco estaremos em dezembro.

Como se diz no ditado popular, “o feito é melhor que o perfeito”. Atualize seu GPS empresarial constantemente, sucesso e uma ótima jornada!!

* Moris Kohl é gestor, professor, consultor empresarial e atual diretor de ciência, tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina. Ex Secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, foi presidente do Colegiado de Secretários de Desenvolvimento Econômico da AMMVI. Sua experiência envolve trajetória em Instituições e Entidade Empresarial.