quarta-feira, 19 janeiro 2022
InícioAnimaisSeu animal coça muito a orelha?

Seu animal coça muito a orelha?

Por *Susane Bohmann | Médica Veterinária

Seu gato ou cão costuma coçar as orelhas ou esfregar contra móveis ou chão? Tem se mostrado irritado? A orelha está avermelhada, com secreção escura ou purulenta? Tem mau cheiro? Seu cão pode estar com otite.

 

 

Otite é a inflamação do ouvido que pode ser causada por fungos, bactérias ou ácaros. Animais com a orelha pendular, como os da raça Cocker, possuem maior predisposição devido a sua posição, que permite um ambiente úmido e quente, propício ao crescimento de microrganismos. Além do mais, a anatomia do conduto auditivo dos cães é profunda, sendo mais um fator de predisposição a infecções.

Para prevenir, é necessário fazer a limpeza do canal auditivo com produtos específicos para orelha do animal, os chamados ceruminolíticos, que possuem a capacidade de auxiliar na remoção das secreções naturais produzidas no local. Ele também prepara o ouvido para recebimento das medicações em caso de infecção diagnosticada. Sem a limpeza prévia, o tratamento não gera resultados. Abaixo exemplo de como a limpeza pode ser feita.

 

 

Importante salientar que em casos de infecção, consultar o veterinário é imprescindível para o diagnóstico correto do agente causador, através de exames de coleta de secreção, que permitem o tratamento específico e correto. Realizar o tratamento sem este exame, pode causar otites recorrentes e agentes resistentes a medicação.

 

 

 

* Susane Bohmann (CRMV – SC 7779) é médica veterinária formada no Instituto Federal Catarinense (campus Araquari) e Pós-Graduanda em Oftalmologia Veterinária pela ANCLIVEPA (SP). Ela atende na Argos Clínica Veterinária, localizada na Rua Gustavo Zimmermann, nº 5.311, bairro Itoupava Central | Telefone e WhatsApp (47) 99763-6123

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS