Por Jéssica Almassi
Na terça (4/4/17) e quarta-feira (5) será realizado mais um Circuito Abit/Texbrasil. O evento acontece no Teatro Carlos Gomes e o tema desta edição será “A indústria 4.0 no Contexto do Setor Têxtil e de Confecção”, um assunto relevante para o Estado que tem o segundo maior polo de confecção do País. Em 2016, Santa Catarina exportou 19,9 toneladas, um aumento de 24,4% ante o ano anterior. Considerando apenas o segmento cama, mesa e banho; as vendas ao exterior aumentaram 19,2% em valor, para US$ 30,8 bilhões, de uma produção que chega a 800 milhões de peças anuais.
Para disseminar os conhecimentos sobre manufatura avançada e fortalecer a busca por inovação e sustentabilidade, bandeiras defendidas pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), estão programados debates, palestras e workshops ao longo dos dois dias de evento. Fernando Valente Pimentel, presidente da Abit, salienta que o tema é muito relevante para o setor, que se prepara para ingressar na chamada indústria 4.0.
Dentre os destaques, está a palestra do CEO da Renner, José Galló, que trará “A visão do varejo sobre as novas tecnologias na distribuição e sua integração com fornecedores”. O presidente da Abit, Fernando Valente Pimentel, intermediará o painel que discutirá as “Políticas públicas voltadas à indústria 4.0”, que terá a participação do secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinícius Souza, e da chefe do Departamento de Bens de Capital, Mobilidade e Defesa do BNDES, Ana Cristina Rodrigues da Costa.
Pertinentes ao cenário em que se encontra o setor têxtil brasileiro, os painéis têm como objetivo esclarecer todas as dúvidas e informações no que diz respeito à quarta revolução industrial e às vertentes da manufatura avançada no mundo e no Brasil, com ênfase no setor têxtil e de confecção.
Na ocasião, estarão presentes, ainda, importantes autoridades do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai (Senai CETIQT) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O evento será promovido pela Abit com o patrocínio da Fiesc-Senai, Sintex e SCMC e apoio da Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis (ABQCT), do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SindiVest) e do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sifitec).
Fernando Pimentel ressalta que “em todo o setor têxtil mundial, não existe uma entidade com um calendário tão intenso de atividades, ações e abordagem de temas como a Abit. Seguiremos, assim, prestando grande contribuição à indústria que é nossa razão de ser”.
Circuito Abit/Texbrasil – A indústria 4.0 no Contexto do Setor Têxtil e de Confecção
Local: Teatro Carlos Gomes
Datas e horários:
Terça-feira (4) – das 17h às 20h | Valor: gratuito
Quarta-feira (5) – das 8h30 às 17h45 | Valor: R$ 50
Inscrição: Circuito Abit/ Texbrasil Blumenau