Seterb testa modelo de embarque para garantir o distanciamento físico nos terminais de Blumenau

 

 

 

 

Fotos: Eduarda Loregian

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SETERB) está testando um novo modelo de embarque nos ônibus para evitar aglomeração. O modelo foi utilizado nesta manhã de sexta-feira (26/06/20) no Terminal do Aterro e se der certo, pode ser adotado nos outros terminais urbanos de Blumenau.

 

 

Esses corredores feitos com isolamento de fitas complementam a sinalização de solo para o distanciamento físico nas linhas troncais. Algumas mudanças recentes foram acrescentadas ao funcionamento do transporte coletivo da cidade, que são basicamente a proibição do idoso e o horário que agora fica limitado às 23h.

O resto continua funcionando igual, ou seja, a obrigatoriedades e cuidados sanitários por parte dos usuários, funcionários, empresa de transporte e Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), para evitar o contágio da doença, como uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento.

O número de passageiros estará em 60% da capacidade dos ônibus, metade da frota circula e as linhas operam em escala diferenciada. De segunda a sexta-feira em horário normal, aos sábados até 15h e aos domingos e feriados o serviço fica suspenso.

Todos os terminais terão dispensers com álcool em gel 70%, pias para garantir a higienização das mãos. Os ônibus deverão circular com as janelas abertas e também terão álcool em gel.

Além disso, o sistema de cobrança da passagem será feito apenas por cartão e não será permitido o uso de dinheiro dentro dos ônibus. O objetivo é evitar o contato entre usuário e cobrador. O dinheiro será aceito apenas para acesso aos terminais e para o pagamento das recargas nos cartões. A diferença, nesse momento, é que todos os cartões da modalidade Vale Transporte passam a aceitar recarga comum.