sábado, 17 abril 2021
Início Uncategorized Seterb lança programa de combate à violência no trânsito

Seterb lança programa de combate à violência no trânsito

Embora os números de acidentes e vítimas fatais ocorridos em Blumenau sejam semelhantes aos dos países de primeiro mundo, o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) elaborou um plano de segurança no trânsito para ser executado nos próximos anos na cidade. Intitulado “Blumenau Segura – Trânsito do Bem”, o programa foi lançado agora pela manhã e consiste em medidas que serão adotadas pelo governo municipal para tentar diminuir os acidentes e coibir as infrações de trânsito em Blumenau. “Ainda que as estatísticas digam que estamos no primeiro mundo, cada vida tem um valor incalculável e precisamos tentar diminuir as perdas”, justificou o presidente da autarquia, Sérgio Chisté. O programa prevê quatro etapas: instalação de lombadas eletrônicas, aquisição de radares móveis, controle de avanço de sinal e compra de displays controladores de velocidade.

Neste primeiro momento, a prefeitura desenvolve o edital de licitação para a instalação de lombadas eletrônicas. Serão 36 faixas distribuídas em 21 vias críticas da cidade. As ruas Bahia, Paul Fritz Kuenrich (Via Expressa), República Argentina, Theodoro Holtrup, Das Missões, Amazonas, Antonio Treiss, São Paulo, Johann Ohf, Hermann Huscher, Gustavo Zimmermann e Frei Estanislau Schaette terão os fiscalizadores de velocidade. O edital deverá ser lançado até 18 de novembro, com as aberturas dos envelopes em 20 de dezembro de 2013. Se tudo ocorrer dentro do planejado, a instalação dos equipamentos iniciará em 20 de janeiro de 2014 com término previsto para 30 de maio de 2014.

A segunda etapa do plano prevê a compra de três radares móveis no segundo semestre de 2014. As vias a serem monitoradas pelos equipamentos serão divulgadas com antecedência pelo Seterb, tendo em vista que os locais em que ficarão posicionados os aparelhos mudarão constantemente. Após a aquisição destes equipamentos, a autarquia irá locar equipamentos para controle de avanço de sinal. Os locais, bem como a quantidade, ainda serão definidos. O prazo estipulado no plano para a instalação destes equipamentos é o primeiro semestre de 2015.

A última etapa do plano determina a compra de 80 displays de velocidade em 2016. Os locais onde serão instalados os equipamentos ainda serão definidos, mas a prioridade será para as proximidades de escolas e hospitais. Os displays têm funcionamento semelhante ao da lombada eletrônica, com mostrador de velocidade, porém não há como saber ao certo se um determinado display está programado para multar. Tal programação é itinerante nesses equipamentos. “Estamos tomando essas medidas para dar mais segurança às pessoas. Nosso objetivo é diminuir a violência no trânsito. Porém, ela depende – e muito – da atitude de cada cidadão, de cada motorista, de cada pedestre”, ressaltou o prefeito Napoleão Bernardes, que emendou: “A prefeitura está fazendo a sua parte”.

Aliado a essas medidas, o Seterb prevê, ainda, campanhas de conscientização. Quatro já estão programadas: para pedestres, motociclistas, em bares e restaurantes (lei seca) e em empresas. Com isso, a administração municipal espera diminuir os acidentes de trânsito em Blumenau possibilitando um cotidiano mais seguro para todos os blumenauenses.

Lombadas eletrônicas
A escolha dos locais onde serão instaladas as 21 lombadas eletrônicas que cobrirão 36 pistas de rolamento da via pública obedeceram a critérios técnicos. Elas serão colocadas nos pontos considerados críticos, onde foi verificado número maior de acidentes, também onde se constatou acidentes com mortes ou onde é iminente o risco de atropelamentos.

Confira o cronograma de instalação das lombadas eletrônicas, com início em 20 de janeiro de 2014:

30 dias
Rua Bahia, 4350 – Salto Weissbach – ambos os sentidos.
Rua Paul Fritz Kuenrich – Via Expressa – Fort Atacadista, sentido BR-470.
Rua Paul Fritz Kuenrich – Via Expressa – Casep, sentido Centro.
Rua República Argentina,1590 – Ponta Aguda – ambos os sentidos.

60 dias
Rua Bahia, 5771 – Salto Weissbach – ambos os sentidos.
Rua Theodoro Houltrup, 470 – Vila Nova – sentido único.
Rua das Missões – Unimed – Ponta Aguda – sentido bairro.
Rua das Missões, 845 – sentido centro.

90 dias
Rua Amazonas, 868 – Garcia – sentido bairro.
Rua Amazonas, 1119 – Garcia – sentido centro.
Rua Antonio Treis,140 – Vorstardt – sentido centro.
Rua Antonio Treis, 30 – Vorstardt – sentido Gaspar.
Rua Bahia, 7151 – Salto Weissbach – ambos os sentidos.
Rua São Paulo, 3191 – sentido único.

120 dias
Rua Johann Ohf, 1642 – sentido rua Gal. Osório.
Rua Johann Ohf, 2621 – sentido rua José Reuter.
Rua Hermann Huscher, 855 – sentido bairro.
Rua Hermann Huscher, 935 – sentido centro.
Rua Gustavo Zimmermann, 4099 – ambos os sentidos.
Rua Gustavo Zimmermann, 1992 – ambos os sentidos.
Rua Frei Estanislau Schaette, 1305 – ambos os sentidos.

Informações de Juliana Damian Silva

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS