Para celebrar o Dia Internacional do Idoso, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), lançou o Cartão do Idoso para o transporte coletivo. A ação é realizada em parceria com a Blumob, empresa responsável pelo sistema do transporte coletivo da cidade. O lançamento do cartão foi feito na festa de alusão ao Dia do Idoso, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (2/10/19), no ginásio da Secretaria Municipal da Família (Pró-família).
O Cartão do Idoso visa beneficiar os idosos que utilizam o transporte coletivo do município. Apesar de não ser obrigatório, o cartão foi elaborado para auxiliar a administração pública a pensar políticas públicas e ações voltadas a esta parcela de usuários do transporte coletivo, além de dar um tratamento igualitário e com dignidade aos idosos e trazer mais segurança.
Além disto, os cartões também evitarão fraudes no embarque, uma vez que o sistema utiliza o reconhecimento facial na hora da validação do cartão na catraca de embarque dos ônibus e também nos terminais. A medida também busca fornecer dados estatísticos para o Seterb, com informações sobre o número de pessoas acima de 65 anos que utilizam o transporte coletivo, em quais dias, horários e linhas mais utilizadas.
“Esperamos que os idosos entendam a importância do cartão e o façam. Ele não é obrigatório, mas com ele poderemos ter a noção real da quantidade de idosos que usam nosso transporte coletivo e trabalhar por novas políticas públicas que melhorem ainda mais a vida dessas pessoas”, afirma o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.
Neste primeiro momento o Seterb, juntamente com a Blumob, está realizando o cadastro dos alunos da Pró-Família e de outros locais que tenham um grande volume de idosos usuários do transporte coletivo.
A partir do mês de novembro, o cadastro poderá ser feito direto na central de atendimento da BluMob, localizada na Rua Ceará, 47, no Centro. O horário de funcionamento da central é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Para realizar o cadastro será necessário apenas portar a carteira de identidade e comprovante de residência.
Por Diorgnes Saldanha Lima [SECOM/BNU]