sexta-feira, 16 abril 2021
Início Geral Sete empresas concorrem pela implantação das lombadas eletrônicas

Sete empresas concorrem pela implantação das lombadas eletrônicas

lombadas-eletrnicas_thumb.jpg
Foram abertos na manhã desta terça-feira, dia 3, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, os envelopes das empresas especializadas interessadas em implantar as 21 lombadas eletrônicas em Blumenau. Ao todo, sete empresas entregaram os documentos para participar da concorrência, que ocorrerá pelo critério de menor preço por faixa monitorada. As lombadas eletrônicas cobrirão 36 pistas de rolamento consideradas críticas, onde o Seterb verificou o número maior de acidentes e também onde constatou acidentes com mortes ou onde o risco de atropelamentos é iminente. “O número de empresas participantes ressalta a transparência do processo”, analisou o presidente do Seterb, Sérgio Chiste.

Com a entrega dos envelopes, a Administração Municipal parte para a análise da documentação. A Prefeitura fará a verificação fiscal do material e o Seterb analisará a qualificação técnica das empresas. Após isso, será elaborada a ata de habilitação, onde se conhecerão as empresas capacitadas para seguirem na concorrência. Depois disso, as empresas têm um prazo para apresentarem recursos e contra recursos. Somente com o término deste prazo é que serão abertos os envelopes com as propostas de preço.

Concluída esta parte, a Administração Municipal irá elaborar a ata de julgamento, onde se conhecerá a empresa vencedora da concorrência, e fazer a homologação da licitação. Após esse processo o contrato é assinado e a ordem de serviço é expedida. Se tudo correr dentro do planejado, a expectativa do Seterb é começar o processo de instalação dos equipamentos ainda no mês de janeiro de 2014. “Esperamos com isso que o cronograma seja cumprido dentro do prazo e todos os equipamentos estejam instalados no primeiro semestre de 2014”, afirma Sérgio Chisté, presidente da autarquia.

As ruas Bahia, Paul Fritz Kuenrich (Via Expressa), República Argentina, Theodoro Holtrup, Das Missões, Amazonas, Antonio Treiss, São Paulo, Johann Ohf, Hermann Huscher, Gustavo Zimmermann e Frei Estanislau Schaette serão as vias beneficiadas pelos fiscalizadores de velocidade.

Blumenau Segura – Trânsito do Bem
A instalação das lombadas eletrônicas é uma das ações da Administração Municipal inclusa no plano de segurança no trânsito para ser executado nos próximos anos na cidade, intitulado Blumenau Segura – Trânsito do Bem. O programa consiste em medidas que serão adotadas até 2016 para tentar diminuir os acidentes e coibir as infrações de trânsito no município. Este programa prevê instalação das lombadas eletrônicas, aquisição de três radares móveis, locação de equipamentos de controle de avanço sinal e a compra de 80 displays de velocidade. Aliado a essas medidas, o Seterb prevê, ainda, campanhas de conscientização.

Texto: Juliana Damian Silva

Claus Jensen
Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS