segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioCidades de SCFlorianópolisSessenta e cinco veículos são prensados nesta segunda-feira (31) em São José

Sessenta e cinco veículos são prensados nesta segunda-feira (31) em São José

A Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC realizou nesta segunda-feira (31/11/16), em São José, mais uma edição da prensagem de veículos judiciais, considerados sem utilidade. Os 65 veículos amassados, resultaram em 40 toneladas de ferrosos. Feito isso, eles seguem para o Rio Grande do Sul onde serão derretidos e reaproveitados como matéria-prima para a indústria metalúrgica, recebendo uma destinação ecologicamente correta.

 

Foto: Janaina Guliato/Detran
Foto: Janaina Guliato/Detran

 

Um a um, os veículos foram içados pela garra da prensa e colocados dentro do compartimento de amassamento. Cerca de 55 segundos depois, saía um pacote de 1,5m por 1,8m, e 700 quilos, aproximadamente. O procedimento foi realizado por uma empresa licitada, através de contrato de prestação de serviços firmado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Antes da prensagem, cada item passa pela descontaminação, que consiste na retirada do combustível, óleo do motor, extintor de incêndio, bateria e cilindro de gás natural. Toda essa parte prática é antecedida pelo trâmite burocrático, que é concluído com a liberação dos veículos pelo juiz da comarca.

Integrante da Comissão de Leilão e coordenador dos ferrosos, o delegado Adalberto Safanelli ressalta que a situação nos pátios de todo o estado é preocupante, pois a maioria dos veículos encontram-se totalmente destruídos, causando problemas de saúde pública e ao meio ambiente, dentre outros fatores sociais e econômicos.

“Com essa medida, conseguimos liberar espaço nas delegacias, para que se sejam realocados os veículos que estão em áreas públicas, além de evitarmos a contaminação do solo e a proliferação de doenças. Já estamos em tratativas para executar o projeto em Tubarão e Criciúma”, frisou Safanelli. A primeira edição realizada em São José aconteceu em julho, quando foram prensados 99 veículos, dentre carros e motos, gerando um total de 140 toneladas de ferrosos.

A execução do projeto é possível através do Plano de Trabalho de Cooperação firmado entre Poder Judiciário, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Ministério Público do Estado de Santa Catarina, executado pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC.

Por João Carlos Mendonça Santos, da Secretaria de Estado da Segurança Pública – SSP | Com informações de Janaína Guliato (Detran)
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS