Chamar a atenção da população quanto às doenças que o mosquito Aedes Aegypti pode transmitir e conscientizar para a limpeza de locais com água parada são os principais objetivos das ações desenvolvidas pelo SESI, entidade da FIESC, no Vale do Itajaí.
Desde meados de fevereiro, a equipe do SESI está desenvolvendo trabalhos voltados ao combate ao mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya nas empresas da região e com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos e Educação Continuada. Além disso, nos próximos dias as equipes de Saúde e da Farmácia do SESI estarão em alguns pontos de Blumenau e Timbó realizando ações de conscientização com a população.
Conforme explica a coordenadora de Saúde do SESI Blumenau, Moira Yaskara Maders, a ação acontecerá de 7 a 11 de março. “Com atividades lúdicas, vamos entregar panfletos e também montaremos um cenário ilustrando situações favoráveis ao desenvolvimento do mosquito e como prevenir. Também estaremos com amostras grátis de repelente para repassar a população”, explica Moira.
Nos dias 7, 9, 10 e 11 de março, a ação será realizada em frente às clínicas do SESI em Blumenau. Já no dia 8, a equipe estará na clínica de Timbó.
SESI Escola e Ginástica
Além desta ação educativa nas ruas, o SESI também vem realizando alguns trabalhos com os alunos da Educação de Jovens e Adultos e Educação Continuada, como projetos de estudos, oficinas sobre o tema e realização de palestras educativas nas indústrias.
Enquanto isso, o SESI Ginástica está trabalhando nas dicas de saúde em empresas que já são atendidas pela equipe, fornecendo informações sobre os cuidados e prevenção em relação ao mosquito. Até o momento, já foram atendidas cerca de 20 empresas da região, número que deve aumentar ao longo do mês de março. O conjunto de ações educativas promovidas pelo SESI faz parte da campanha estadual contra o mosquito Aedes Aegypti da FIESC, lançada em fevereiro.