Texto: Franciele Back
Nesta segunda-feira (23), o servidor público municipal, Jairo Vieira dos Santos, irá receber uma homenagem na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A solenidade de entrega da Comenda de Mérito em reconhecimento aos 20 anos de serviços prestados tem início às 19h e acontece no plenário Deputado Osni Régis.
Para Jairo, que é servidor de carreira de Blumenau, aprovado em concurso público como educador social e atualmente diretor da Praça do Cidadão, receber este título é o reconhecimento de todo trabalho prestado para a comunidade. “Eu me sinto extremamente feliz, pois para chegar até aqui abdicamos do caminho mais fácil para respeitar o caminho da coerência, da lealdade e da justiça. Trabalhar para o município é uma oportunidade única onde podemos realizar feitos que mudam para melhor a vida das pessoas”.
Na Praça do Cidadão, Jairo instituiu alguns serviços essenciais para o cidadão blumenauense em um só espaço. Bons exemplos são as notas fiscais avulsas, carteiras de trabalho e área azul. “Todos estes trabalhos são para que o blumenauense economize tempo na rua e possa voltar para a casa o mais breve possível e aproveitar a família e o tempo livre”, comenta.
Além dos serviços, Jairo e uma equipe da Praça do Cidadão concluíram o arquivo digital dos livros de Edificações e Habita-se do município. Desde 1948 as informações de todas as construções de Blumenau eram feitas de forma manual em um livro antigo e o cidadão ao fazer um pedido de informação sobre determinadas construções tinha que aguardar por até 30 dias para obter a resposta. “Hoje esse atendimento é feito em apenas um minuto. Foi pensando no cidadão blumenauense que “aposentamos” definitivamente 72 anos de história no papel”, lembra Santos.
Vida
Jairo dos Santos foi aluno do Lar Betânia e da Promenor, ambos para crianças de famílias carentes. Filho de mãe faxineira e pai caminhoneiro, ele trabalhou como vendedor de picolé, entregador de flores, revistas, medicamentos e também juntava latinhas em festas para ajudar no sustento da família, sendo ele o irmão mais velho dos quatro filhos. Além disso, foi servente de pedreiro até entrar no exército, onde foi promovido a Cabo e Sargento.
O servidor passou em três vestibulares sem ter iniciado o ensino médio ficando em 5º lugar geral no vestibular de Direito da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) e por determinação legal entrou na faculdade. Prestou 12 concursos públicos sendo aprovado em 10, tornando-se servidor público da União, do Estado de Santa Catarina e de alguns municípios catarinenses.