Separação incorreta dos lixos comum e reciclável prejudica a coleta seletiva em Blumenau

Foto: Marcelo Martins

 

Foto: Marcelo Martins

 

O Samae de Blumenau reforçou nesta quarta-feira (7/11/18) o alerta feito há alguns meses sobre a importância de separar corretamente os materiais para coleta no município. De acordo com a Gerência de Resíduos Sólidos, muitos materiais ainda estão sendo misturados, o que impossibilita, principalmente, a coleta seletiva de atuar.

Conforme explica o gerente de resíduos da autarquia, João Carlos Franceschi, o lixo orgânico e rejeitos misturado com o seletivo contamina  o material e impossibilita que ele seja reciclado e aproveitado. A Cooperativa de Catadores do Município, que é quem realiza a triagem e separação destes materiais, ainda está recebendo muitos materiais que deveriam ser destinados à coleta comum, o que afeta no rendimento dos serviços executados pela Cooperativa.

Para evitar a contaminação do material reciclável é necessário que o cidadão retire os restos de líquidos ou comidas das embalagens, antes de separá-las e descartá-las. Além disso, resíduos com sobras de alimentos, como embalagens de isopor utilizado para acondicionamento de alimentos e sacolas de plástico com gordura devem ir para o lixo comum, e não para a coleta seletiva.

Outra situação que deve ser observada pelos moradores são os horários que os caminhões da coleta seletiva e comum passam pelas vias. “A coleta seletiva e comum atuam em dias diferentes para evitar que haja mistura na hora de coletar os resíduos. Porém, se o morador colocar o lixo comum após o horário que a coleta passou, a chance de ele ser coletado pela coleta seletiva é grande, uma vez que os coletores entendem que no dia que passam na via, somente o material da reciclável deve estar disposto nas lixeiras e contêineres”, explica o gerente.

Os principais corredores de serviço de Blumenau têm instalados contêineres para a coleta de lixo seletiva e convencional. Conforme explica Franceschi, os moradores devem atentar-se para a disposição dos resíduos nos contêineres. “A população deve verificar sempre a disposição correta dos materiais. No contêiner azul, são os resíduos da coleta seletiva e no verde os da coleta convencional”, explica.

O gerente também lembra que a responsabilidade pela separação, acondicionamento e disposição adequada é do gerador e que cabe ao serviço público de limpeza urbana a coleta e destinação final.

É possível verificar a lista de materiais recicláveis através deste link. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pela Gerência de Resíduos Sólidos do Samae, por meio do telefone 3222-4150 ou e-mail rsu@samae.com.br.

Por Diorgnes Saldanha Lima, do SAMAE