sexta-feira, 3 dezembro 2021
InícioClimaSensação térmica passa dos 42°C em Blumenau nesta quarta-feira (16)

Sensação térmica passa dos 42°C em Blumenau nesta quarta-feira (16)

Quem ficou na tarde desta quarta-feira (‘6/01/19) no conforto de um bom ar-condicionado, não sentiu ainda a temperatura de 36,5°C das 14h em Blumenau. Nesse horário a sensação térmica passou dos 42°C para quem estava na rua ou tentava se refrescar com um ventilador.

A previsão do AlertaBlu era de um sofrimento maior, quando somente a temperatura chegaria a 41°C, imaginem a sensação térmica. Ainda podemos ficar felizes se nosso trabalho não envolve ficar exposto diretamente no sol, como é o caso de operários, carteiros, vendedores ambulantes, policiais militares, entre tantos outros.

Nunca é demais lembrar de algumas dicas básicas para enfrentar o calor:

1. Mantenha-se hidratado: com as altas temperaturas, há perda de muito líquido e sais minerais através da transpiração, quando é essencial repor o que foi perdido. Por isso beba muito líquido, de preferência água ou sucos naturais, principalmente se você trabalha em locais abertos e fica constantemente exposto ao calor do sol. Evite bebidas alcoólica e café.

2. Alimentos leves: procure consumir mais frutas e legumes, mas não dispensa um pedaço de carne, que tal um peixe? Evite comer alimentos com muita gordura ou frituras.

3. Conserve adequadamente os alimentos: o calor estraga mais rápido os alimentos, então conserve seus pratos de forma adequada. Se você costuma levar comida para o trabalho ou um lanchinho para a praia, lembre-se de colocá-los em sacolas térmicas. Evite comer produtos como maionese e iogurtes, que estragam com maior facilidade.

4. Use roupas leves e de cores claras: evite roupas ou calçados que dificultam a transpiração, como peças justas e de tecido sintético. O indicado nesse caso são os tecidos de algodão e de cores mais claras, que esquentam menos que as roupas escuras.

5. Evite ficar no sol entre às 10h e 16h: quem trabalha diretamente ao ar livre não tem muita opção a não ser usar protetor solar ou roupas compridas. Mesmo para quem pretende ir à praias ou piscinas, o ideal é ir antes das 10h e depois das 16h. Com o horário de verão, amanhece mais cedo e anoitece mais tarde.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS