terça-feira, 19 outubro 2021
InícioClimaSensação térmica acima de 37°C em Blumenau

Sensação térmica acima de 37°C em Blumenau

 

 

 

Ponte Adolfo Konder, no Centro de Blumenau | Foto: Júlio Pollhein

 

Às 13h30min desta quinta-feira (12/12/19), o sistema online do AlertaBlu marcava temperatura de 35,3°C com sensação térmica de 37,2°C. Bem acima dos 23,5°C que marcou às 4h quando ocorreu a mínima. O nível do rio Itajaí-Açu está com 48 cm da altura, segundo a régua posicionada na cabeceira da Ponte Adolfo Konder.

 

O calor intenso aumenta o risco de desidratação, inchaço, queda de pressão arterial e infecções de pele como micoses. Para prevenir a desidratação, a recomendação é beber 2 litros de água diariamente, ou um copo cheio a cada 2 horas, mesmo que não sinta sede.

As dicas também valem para sofre com pressão alta, e além de água, também é recomendável sucos, água, água de coco e isotônicos. Já o inchaço nas pernas, muito comum para quem fica boa parte do tempo sentado, é fazer alguma atividade física. Nem precisa ser algo complexo, bastam pequenas caminhadas dentro de casa ou no trabalho.

A umidade do ar também marcava um índice muito baixo (38,2%) e quanto mais próximo de 30% mais seca a vegetação aumentando o risco de incêndios. O ser humano também sofre, porque segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano fica entre 40% e 70%.

Abaixo disso, algumas pessoas podem ter sintomas como dor de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos e congestionados, ressecamento da pele, cansaço.

 

Já conferiu a previsão do tempo para Blumenau e o estado?

 

Quinta-feira (12)

Blumenau – A previsão do dia é de tempo firme, mas é bem possível que ocorram pancadas de chuva com trovoadas entre o fim da tarde e à noite. Isso devido ao deslocamento de uma frente fria pelo litoral intensificadas pelo calor. Não se descarta a ocorrência de temporal de forma isolada. Vento fraco de oeste/noroeste passando para leste/sudeste.

Santa Catarina – Sol e muito calor em todo estado, mas a temperatura reduz a partir do período da noite. Na tarde e noite, aumento de nuvens com pancadas de chuva mal distribuída e temporais localizados com granizo. Vento noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas. Uma convecção isolada associada ao calor e aproximação de uma frente fria.

 

Sexta-feira (13)

Blumenau – Presença do sol em meio a variação de nuvens. No fim do dia, não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva rápidas e isoladas devido a formação de um cavado (área alongada de baixa pressão) em SC. A temperatura mínima ocorre à noite devido a entrada de um ar mais frio quando fica em torno de 19°C e máxima não deve passar de 26°C. Vento fraco de sudoeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Mais um dia que será marcado pa presença do sol com variação de nuvens. Na tarde e noite, condição de pancadas isoladas de chuva com trovoadas especialmente no Meio-Oeste, Planalto Norte e Sul, Alto Vale do Itajaí e Litoral Norte. Temperatura amena, com maior elevação no oeste do estado, com vento sul a sudeste, moderado com rajadas mais intensas no Litoral. Uma frente fria se desloca pelo litoral catarinense, seguida por um sistema de alta pressão (massa de ar seco e um pouco mais frio).

 

Sábado (14)

Blumenau – Presença de nuvens com algumas aberturas de sol devido ao deslocamento de umidade do mar para o continente. Temperatura mais baixa no início da manhã, pela entrada de ar frio. A mínima pode chegar a 15°C e a máxima em 27°C. Vento fraco de sul/sudoeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Mesmo clima, com condição de pancadas de chuva de verão e temporais localizados com granizo do Oeste ao Planalto, no período da tarde. Temperatura amena ao amanhecer e em elevação durante o dia. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Domingo (15)

Blumenau – Predomínio de sol entre a manhã e tarde. No final da tarde, o avanço de áreas de instabilidade associadas a formação de um sistema de alta pressão no Rio Grande do Sul, favorece a condição para pancadas de chuva com trovoadas. As temperaturas mínimas variam entre 21°C e 31°C.

Santa Catarina – O sol brilhará novamente entre nuvens no estado. Na tarde e noite, condição de pancadas de chuva com trovoadas na maioria das regiões. Risco de temporal localizado com chuva forte e granizo no oeste e sul do estado, devido a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul. Temperatura alta no período da tarde, com vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas, mais forte no Litoral Sul.

 

Segunda-feira (16)

Blumenau – Tempo instável com muitas nuvens e condição para chuva a qualquer momento do dia, ainda pela influência do sistema de baixa pressão. As temperaturas mínima e máxima ficam em torno de 22°C e 30°C.

Santa Catarina – Tempo instável com chuva, devido ao deslocamento de uma frente fria. Risco de temporal localizado com chuva forte e granizo na madrugada e manhã. No decorrer da tarde, o tempo melhora a partir do oeste e sul do estado. Temperatura amena, com vento noroeste a sul, moderado com rajadas.

 

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS