terça-feira, 18 maio 2021
InícioEconomiaSenior cria espaço futurista exclusivo para Pesquisas Aplicadas em Blumenau

Senior cria espaço futurista exclusivo para Pesquisas Aplicadas em Blumenau

 

A Senior acaba de inaugurar o “Senior Labs”, um laboratório, com design futurista e conceito colaborativo. O espaço fica localizado na matriz, em Blumenau, e abriga uma equipe especialmente dedicada em Pesquisas Aplicadas, com tecnologia de ponta. O time de profissionais que atua no Labs tem mestrado e doutorado, somados a um alto conhecimento em inteligência artificial.

 

 

“Este novo ambiente da Senior traz oportunidades para estudos e levantamentos, espaço para demonstrações e testes, campo de monitoramento de aplicações em tempo real, impressora 3D, além de disponibilizar para todos os profissionais da companhia um ambiente colaborativo, com o intuito de promover a troca de experiências, favorecendo o nascimento de ideias e sugestões para o experimento de projetos”, fala Carlênio Castelo Branco, CEO da Senior.

O projeto Senior Labs foi desenhado pelo Studio Alencar, escritório de arquitetura e interiores especializado em gerenciamento de obras. O design traz tons de branco, preto e cinza, e ilustrações que transmitem para todos os profissionais e visitantes a atmosfera de tecnologia e inovação.

“Um laboratório de pesquisa não deve ser um espaço com perspectivas convencionais. Por isso idealizamos um ambiente que instigasse os pesquisadores através de uma arquitetura futurista, diferente, contrastante e conflitante, trazendo perspectivas opostas e harmoniosas ao mesmo tempo”, comenta Carlênio.

Pesquisas internacionais

Atualmente existem inúmeros trabalhos focados em protótipos, com tecnologias pouco exploradas no mercado. Por isso, segundo o CEO da companhia, algumas das pesquisas trabalhadas pela empresa e hoje absorvidas pelo laboratório são publicados em eventos científicos da IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), ACM (Association for Computing Machinery) e SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

“As pesquisas quase sempre nascem do processo de planejamento estratégico e do roadmap de produtos da Senior. Mas a participação em eventos de tecnologia e a prospecção tecnológica também ajuda a empresa a criar ideias para novos produtos ou protótipos. Hoje esses estudos e levantamentos também podem ser solicitados a partir de demandas de clientes onde há oportunidade de inovação e necessidade de análise“, complementa o executivo.

Prêmios & Investimentos em inovação

O espaço físico do Senior Labs é mais uma das iniciativas da companhia em relação a inovações em portfólio e serviços. Nos últimos quatro anos a empresa investiu cerca de R$ 166 milhões em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI).

Em 2017, a equipe passou a avaliar como a Internet das Coisas (IoT) poderia agregar valor aos produtos da Senior. Para isso, contou com o apoio da área de agronegócio que trouxe demandas do setor. A principal delas, sobre os acidentes em silos. A partir disso, a equipe montou um protótipo de monitoramento de silos que foi evoluindo e ao final de um ano recebeu reconhecimento internacional através do IBM Beacon Awards 2017.

Na área de produtos e serviços, a área de Pesquisa Aplicada trouxe novidades como a assistente virtual Sara (em inglês, Senior Automated and Responsive Agent), premiada pelo IBM Beacon Awards 2018. Apresentou também a Senior X Platform®, plataforma que potencializa a experiência do usuário ao integrar todas as soluções da Senior (e de seus parceiros) em uma única interface, fornecendo aumento de produtividade, agilidade e competitividade. Em relação às iniciativas de colaboração, lançou projetos como o Senior’s Future, em que os colaboradores da companhia podem atuar em conjunto com o Comitê Executivo na elaboração do planejamento estratégico.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS