Seminário debate política municipal sobre álcool e drogas

Alcoolico-bebida

 

Foi realizado na manhã desta quarta-feira (13/7/16), o Seminário de Política Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas de Blumenau. Participaram do encontro representantes das secretarias de Saúde (Semus), Desenvolvimento Social (Semudes), Educação (Semed) e Defesa do Cidadão (Sedeci), além de ONGs e comunidades terapêuticas que atuam na região.

O objetivo do seminário é incentivar a construção de uma rede de trabalho em que todos os setores trabalhem em sintonia, facilitando e melhorando o atendimento a dependentes químicos e seus familiares.

A implantação desse processo começou em abril de 2016, quando Blumenau recebeu o Projeto Redes. O município foi o segundo do Estado a receber esse projeto, realizado em uma parceria com o governo federal, por meio do Ministério da Justiça e da Fundação Oswaldo Cruz. No seminário, foi apresentado um mapeamento da rede municipal de atendimento, feito pela psicóloga contratada para conduzir o projeto em Blumenau.

O evento teve ainda uma palestra com Tânia Grigolo, interlocutora da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) em Santa Catarina, e com Wiegand Link, gerente de apoio do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen). O encerramento foi uma roda de conversa entre os participantes para colher opiniões e sugestões sobre o tema.

Por Julimar Pivatto, SECOM / Blumenau