Seis de janeiro é o Dia da Gratidão: Você estaria apto a ser uma pessoa com gratidão?

Foto: João Dantas
Foto: João Dantas

 

Por *Katia Demeneck

A palavra gratidão foi a mais escrita, compartilhada e usada nas redes sociais em 2017. Espalhou-se em forma de hashtags, ilustrada em artes gráficas, acompanhada de belas imagens de pôr do sol, por exemplo. Mas há a necessidade de ir além e falar da gratidão como um sentimento poderoso a ser adotado como filosofia de vida.

Sempre perto de se completar a primeira semana de cada ano, no dia 6 de janeiro, é comemorado o Dia da Gratidão no Brasil. É também neste período que estabelecemos metas para o ano que está iniciando. Transpondo a nossa necessidade de definir objetivos fica também o convite para mais a frente com seguinte questionamento: será que você tem como hábito agradecer por tudo o que conquista? Valoriza e comemora o esforço dedicado quando cumpre os desafios que havia traçado?

Por vezes caímos na armadilha de não celebrarmos o alcance dos nossos objetivos, numa ausência de entusiasmo ligada a sensação de que não fizemos mais do que nossa obrigação. No círculo vicioso voltamos a nos colocar em desafios de forma automática sem que haja um propósito maior e um real significado.

Lutamos pela casa própria, pelo carro novo, pela faculdade e tantos outros objetivos que não são comemorados de coração e entramos na profunda e repetida sensação de vazio, sem o prazer da vitória e da não valorização da determinação e disciplina que tivemos.

A filosofia da gratidão vem para ressignificar nossas conquistas, sendo uma emoção que nos encoraja a demonstrar reconhecimento pelo que temos e reafirmar o que existe de bom em nossas vidas. Presente também nos maus momentos, a gratidão nos faz lembrar dos aprendizados que devemos ter e nos encoraja para a superar as adversidades.

Ter gratidão é ser capaz de mostrar apreço e retribuir gentilezas. No centro deste sentimento, percebemos que somos abençoados, merecedores da felicidade e de que a vida é boa para nós. Nos permite ter atitudes liberadoras e nos tira do caminho derrotista.

Gerando um círculo de prosperidade, passamos a compreender que a vida é construída por momentos bem vividos, sem polarizarmos cada fase das nossas vidas, mas sim tendo gratidão por cada um deles, entendendo que fazem parte da nossa construção, passando a aceitar mais as dificuldades.

Se você quiser ser uma pessoa com mais gratidão, opte por desacelerar e aproveitar o tempo para apreciar as belezas ao teu redor, agradecer por cada conquista deste ano novo, seja ela do tamanho que for. Faça 2018 mais feliz, faça diferente.

Artigo de *Katia Demeneck, psicóloga coach em desenvolvimento de lideranças, foi uma das multiplicadoras do Congresso Mundial da Gratidão, realizado em novembro, e trabalhou o tema ‘A gratidão como transformadora da autoestima’.