segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioGeralSecretaria de Saúde de Gaspar alerta para alta de casos de meningite...

Secretaria de Saúde de Gaspar alerta para alta de casos de meningite no inverno

meningiteA Secretaria de Saúde de Gaspar alerta a comunidade para o aumento da probabilidade de transmissão de doenças infectocontagiosas, entre elas as meningites, especialmente as bacterianas, devido às baixas temperaturas no inverno e a maior propensão de aglomerações de pessoas. Em 2014 foram registrados nove casos da doença no município, segundo dados Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Gaspar.

A Secretaria solicita à população que procure imediatamente o atendimento médico na presença de sintomas da meningite, como febre alta, forte dor de cabeça, vômitos, rigidez da nuca (dificuldade de abaixar a cabeça) e manchas avermelhadas na pele, em alguns casos. Nos bebês, os sintomas como irritação, choro persistente, falta de apetite e “moleira inchada” podem ser de meningite.

Sobre a meningite

Meningite é a inflamação das meninges – as membranas que envolvem e protegem o Sistema Nervoso Central. Existem vários tipos de meningite e a mais perigosa é a bacteriana, que se não for tratada a tempo pode deixar graves sequelas e até matar. As principais formas de transmissão da doença são falta de higiene pessoal e do ambiente, mãos sujas e ficar em locais fechados, sem ventilação e com muita gente.

Formas de prevenção:

  • Mantenha a higiene corporal;
  • Lave sempre as mãos após ir ao banheiro;
  •  Tenha higiene rigorosa com pratos e talheres usados pelo doente, bem como mamadeiras e chupetas;
  • Conserve a casa limpa e arejada e, se possível, ensolarada, principalmente os quartos;
  • Evite locais fechados, cheios de gente e mal ventilados
  • Mantenha as salas de aula ventiladas, com portas e janelas abertas.

via SESCOM/Gaspar

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS