A Secretaria de Saúde de Gaspar alerta a comunidade para o aumento da probabilidade de transmissão de doenças infectocontagiosas, entre elas as meningites, especialmente as bacterianas, devido às baixas temperaturas no inverno e a maior propensão de aglomerações de pessoas. Em 2014 foram registrados nove casos da doença no município, segundo dados Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Gaspar.
A Secretaria solicita à população que procure imediatamente o atendimento médico na presença de sintomas da meningite, como febre alta, forte dor de cabeça, vômitos, rigidez da nuca (dificuldade de abaixar a cabeça) e manchas avermelhadas na pele, em alguns casos. Nos bebês, os sintomas como irritação, choro persistente, falta de apetite e “moleira inchada” podem ser de meningite.
Sobre a meningite
Meningite é a inflamação das meninges – as membranas que envolvem e protegem o Sistema Nervoso Central. Existem vários tipos de meningite e a mais perigosa é a bacteriana, que se não for tratada a tempo pode deixar graves sequelas e até matar. As principais formas de transmissão da doença são falta de higiene pessoal e do ambiente, mãos sujas e ficar em locais fechados, sem ventilação e com muita gente.
Formas de prevenção:
- Mantenha a higiene corporal;
- Lave sempre as mãos após ir ao banheiro;
- Tenha higiene rigorosa com pratos e talheres usados pelo doente, bem como mamadeiras e chupetas;
- Conserve a casa limpa e arejada e, se possível, ensolarada, principalmente os quartos;
- Evite locais fechados, cheios de gente e mal ventilados
- Mantenha as salas de aula ventiladas, com portas e janelas abertas.
via SESCOM/Gaspar