Secretaria de Educação promove 9º Encontro de Pedagogia Hospitalar, em Blumenau

 

 

 

Na manhã desta terça-feira (20/08/19), aconteceu o 9º Encontro de Pedagogia Hospitalar, realizado na Escola Técnica de Saúde (Etsus) a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Hospital Santo Antônio. Durante o encontro, o professor Rafael Gustavo de Liz, Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho pela Univali palestrou sobre o tema “O Brincar como recurso terapêutico em tempos medicalizadores”.

Instituída com programa permanente da Prefeitura em 2016, a Pedagogia Hospitalar ocorre desde 2008 em Blumenau, atendendo a uma média de 700 crianças e adolescentes por ano. Desde 2014, o projeto faz uso de tecnologias como lousa digital, tablet e play table para qualificar o atendimento com a ferramenta Pedagogia Hospitalar Interativa, criada pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais da Semed. Por meio do programa, os estudantes participam de diversas atividades, desenvolvidas de acordo com as suas capacidades e condições clínicas, em acompanhamento com o conteúdo praticado nas escolas onde estão matriculados, de forma que o paciente não tenha o ano letivo prejudicado.

 

 

“Além de dar continuidade à vida escolar das crianças e adolescentes, a Pedagogia Hospitalar qualifica e humaniza a internação deles, oportunizando o aprendizado de forma interativa e lúdica”, afirmou a secretária de Educação, Patrícia Lueders.

Com informações de Aline Franzoi Santos Fleith, da assessoria de comunicação da Prefeitura de Blumenau.