SCGÁS planeja expansão ambiciosa até 2029 com investimento de R$ 776,5 milhões

Rede de gás natural em Santa Catarina crescerá com novas conexões e infraestrutura ampliada para mais de 428 km.

Foto: SC Gás

Em uma movimentação estratégica para fortalecer a distribuição de gás natural no Estado, a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) anunciou a aprovação de seu Plano Plurianual de Negócios, prometendo uma expansão significativa até o ano de 2029. Com um aporte de R$ 776,5 milhões, o plano prevê a interligação de 49.119 novos consumidores, englobando desde indústrias até residências, além da inclusão de postos de Gás Natural Veicular (GNV) e comércios variados.

O foco na ampliação prevê mais de 428 km em novas vias de distribuição nos próximos cinco anos, que se juntarão aos mais de 1.500 km já existentes. Somente em 2024, serão expandidos 91 km, de acordo com a estratégia da empresa.

Esse crescimento total permitirá a chegada da infraestrutura de gás a nove novas cidades, elevando para 81 o total de municípios atendidos pela companhia. A implementação de projetos inovadores, como a distribuição de Gás Natural Comprimido (GNC) ou Gás Natural Liquefeito (GNL) no Planalto Norte Catarinense e os avanços no Projeto Serra Catarinense, reflete o compromisso da SCGÁS com a interiorização de seus serviços.

Com projeções indicando a adesão de 195 novas indústrias e o acréscimo de 19 postos de abastecimento de GNV, o plano também destaca a significativa adesão do setor residencial ao gás natural, com mais de 48 mil novas residências esperadas para serem conectadas. Além disso, serão construídos 19 postos de abastecimento para atender à demanda veicular. Outro segmento importante é o comércio, com cerca de 350 estabelecimentos previstos para apostar no gás canalizado.

A SCGÁS foi criada em 1994 e iniciou sua operação seis anos depois. Hoje, contabiliza mais de 25 mil consumidores em Santa Catarina, entre indústrias, comércios, postos e residências. Segundo a empresa, na área industrial, está entre as seis tarifas mais vantajosas do país.