Saúde promove neste sábado ação pelo combate ao mosquito Aedes Aegypti

mosquito-dengueProfissionais estarão em oito semáforos do centro de Blumenau com orientações e informações à comunidade.

Texto: Marília Prado

No próximo sábado, dia 12, as equipes de vigilância epidemiológica e dengue estarão mobilizadas contra o Aedes Aegypti, vetor transmissor da dengue, da febre chinkingunya e do zika vírus. Os profissionais da saúde estarão em oito sinaleiras do centro de Blumenau, distribuindo informativos e orientações à população sobre formas de combate ao mosquito. A ação será das 8h às 12h.

O objetivo é alertar à comunidade sobre a prevenção e os cuidados que se deve ter para evitar focos do mosquito transmissor das doenças, e como descartar adequadamente possíveis criadouros do Aedes aegypti. “Estamos fazendo nossa parte no controle dos focos, mas neste momento é importante o empenho de toda a população para eliminar o risco da dengue, da febre chinkingunya e do zika vírus”, orienta a Gerente da Vigilância Epidemiológica, Ivonete dos Santos.

O trabalho dos agentes de combate à dengue em Blumenau é concentrado nos 330 pontos estratégicos de Blumenau, onde 1192 armadilhas são visitadas semanalmente em busca de criadouros do mosquito. Este ano, até esta semana, 56 focos foram encontrados e eliminados. No município não há transmissão viral da dengue. Os 18 casos da doença registrados em Blumenau foram contraídos em outros municípios. Denúncias de possíveis criadouros podem ser feitas pelo telefone 3381-7770.

via PMB