Saúde na Escola leva orientações contra o aedes a estudantes

Saude-Escola_aedes_Mar2016_06

 

Para a semana Saúde na Escola, realizada de 7 a 11 de março, Blumenau seguirá a proposta dos Ministérios da Saúde e Educação e vai trabalhar o tema Comunidade Escolar Mobilizada contra o Aedes Aegypti. A intenção é aproveitar a capilaridade do Programa Saúde na Escola (PSE) e, de maneira lúdica e educativa, fornecer aos estudantes as informações necessárias ao combate do mosquito.

 

Saude-Escola_aedes_Mar2016_01

 

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou para as atividades da semana material informativo, que deverá ser distribuído aos estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, com dicas e orientações de como evitar criadouros do inseto. Vídeos educativos serão executados para os alunos, conforme a faixa etária durante as abordagens, transmitindo mensagens de incentivo à adoção de práticas para a manutenção do ambiente escolar e residencial livre de possíveis focos do mosquito e também de fortalecimento da cidadania e da co-responsabilidade.

 

Saude-Escola_aedes_Mar2016_03

 

A Escola Básica Municipal Hella Altenburg, na Itoupava Norte, é atendida no programa pela equipe de Estratégia Saúde da Família João Rosa Camargo, e foi uma das primeiras a dar início às atividades dessa semana, na manhã de hoje, dia 7. Os estudantes de 5ª e 6ª séries receberam a visita da secretária de saúde, Maria Regina de Souza Soar e do representante da Educação, Elson Campos Ferreira, diretor de programas e projetos integrados e ouviram atentos à explicações e formas de evitar a proliferação do mosquito, além de receberem material informativo.

“As crianças são a base e absorvem e disseminam a informação. Elas certamente serão nossas ajudantes nessa missão de combater o aedes e as doenças causadas pelo mosquito”, salientou Maria Regina, que também agradeceu o empenho e envolvimento tantos dos professores e profissionais da educação quanto das equipes da área da saúde no Programa.

 

Saude-Escola_aedes_Mar2016_05

 

 

O Programa Saúde na Escola

Realizado em uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação desde 2010, o PSE tem o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. O público beneficiário são os estudantes da educação básica, e ainda os gestores e profissionais de educação e saúde.

As atividades do PSE ao longo do ano letivo são realizadas por profissionais de ambas secretarias e envolvem pesagem anual, avaliação bucal, avaliação de acuidade visual e conteúdos trabalhados em sala de aula. Também são promovidas capacitações e grupos de discussão sobre temas como alimentação, uso de drogas e doenças sexualmente transmissíveis.

No ano de 2015, 21 unidades de saúde e 39 escolas municipais e CEIs foram mobilizados para desenvolver as atividades. Para 2016, a pactuação entre unidades de saúde e de educação ocorre no mês de março e a previsão é de um incremento de 70% das unidades de saúde participantes do programa.

Texto: Marília Prado | via PMB

 

Saude-Escola_aedes_Mar2016_04

Saude-Escola_aedes_Mar2016_02