Santa Catarina terá voos direto para a Europa três vezes por semana

Operação é resultado de um acordo entre o Governo do Estado e a TAP Air Portugal.

Foto: TAP Air Portugal / divulgação

A partir de 3 de setembro, a TAP Air Portugal iniciará voos diretos entre Lisboa e Florianópolis, marcando uma nova etapa na relação entre Santa Catarina e a Europa. Os voos, realizados com o Airbus A330-200, com capacidade para 269 passageiros, ocorrerão às terças, quintas e sábados, fortalecendo o vínculo comercial e turístico entre os dois destinos.

O governador Jorginho Mello destaca a importância dessa nova rota, afirmando que é um marco para o estado: “Esta conquista reflete a confiança e o prestígio de Santa Catarina em um novo momento, facilitando o turismo e ampliando oportunidades de negócios com a Europa.” A iniciativa também se insere no contexto de calamidade no Rio Grande do Sul e no fechamento temporário do aeroporto de Porto Alegre, tornando Florianópolis um hub estratégico para o sul do Brasil.

Beto Martins, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de SC; Jorginho Mello, governador de SC; Catiane Seif, secretária de Estado adjunta do Turismo | Foto: Ricardo Wolffenbüttel [SECOM/SC]
Luis Rodrigues, CEO da TAP, ressalta a conveniência geográfica de Portugal como porta de entrada para mais de 50 destinos europeus, reforçando a importância do Brasil como principal mercado da companhia. A escolha de Florianópolis como 12º destino brasileiro da TAP solidifica a estratégia de diversificação da empresa no país.

A nova operação é um passo significativo para o Floripa Airport, conforme comenta Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil: “Estamos prontos para atender com qualidade essa nova operação, que já vinha sendo planejada dada a força da demanda de passageiros para este voo. Uma parceria que tem tudo para ser forte e duradoura.”

A rota Florianópolis-Lisboa também é celebrada pela Secretaria de Estado adjunta do Turismo. Catiane Seif enfatiza o impacto positivo na promoção das belezas naturais e culturais de Santa Catarina ao mercado europeu, enquanto Beto Martins, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, destaca o potencial de desenvolvimento turístico e econômico que a nova conexão traz para o estado.

Este novo capítulo na conectividade aérea entre Santa Catarina e Europa promete impulsionar o turismo e fortalecer a economia local, ampliando as perspectivas de intercâmbio cultural e comercial.