Nesta segunda-feira (13/05/24), foi realizado o revezamento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) que presta apoio nos trabalhos de resgate e salvamento no Rio Grande do Sul. Os 49 bombeiros que estavam em serviço no estado gaúcho foram substituídos por outros 42 militares, além de cinco cães treinados, que serão empregados nesta terceira etapa da operação.
As equipes atuarão nas cidades de Canoas e Lajeado, esta última, adotada por Blumenau na semana passada. O novo contingente inclui profissionais especializados em Intervenções em Áreas Deslizadas (IAD), focados nas buscas em zonas afetadas por deslizamentos recentes.
Desde o dia 1º de maio, as forças catarinense têm desempenhado um papel crucial nas áreas atingidas, conseguindo salvar mais de 3.500 vidas, incluindo pessoas e animais. Durante as operações, foram recuperados os corpos de 17 vítimas fatais, para que as famílias possam realizar as despedidas.
Para esta missão, a equipe contarão com os seguintes equipamentos especializados:
- 14 viaturas
- 12 embarcações
- 8 motores de popa
- Drones
- Equipamentos de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE)
As duas operações anteriores também foram bem equipadas, contando com 81 bombeiros militares, 22 viaturas, 28 embarcações, 11 motores de popa, dois caminhões, um Auto Posto de Comando, uma mini-escavadeira, um quadriciclo, além de outros drones e equipamentos especializados para resgate em áreas deslizadas.