quarta-feira, 22 setembro 2021
InícioSaúdeSanta Catarina registra mais um óbito de dengue

Santa Catarina registra mais um óbito de dengue

A vítima tinha 68 anos. A informação foi confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC).

O sexto óbito de dengue em Santa Catarina desse ano foi confirmado pela  Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) na quarta-feira (4/08/21). O caso foi registrado em Joinville, onde morreu uma mulher de 68 anos no dia 1º de junho em decorrência das complicações causadas pela doença.

O município já tinha registrado quatro óbitos de homens em 2021, um tinha 49 anos e morreu no dia 30 de abril. A outra vítima tinha 79 anos e morreu no dia 1º de maio. No dia seguinte, foi um de 75 anos, e no dia 13, um que não era idoso, de 33 anos.

O município de Camboriú também registrou a morte de um homem de 49 anos no dia 24 de maio. Até então, os últimos registros de morte por dengue em Santa Catarina foram em 2016, nos municípios de Chapecó (01) e Pinhalzinho (01), no oeste.

Dengue

A dengue é uma infecção causada por um vírus, que apresenta quatro sorotipos diferentes, DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4. Por isso, é possível contrair a doença até quatro vezes, já que a infeção por um sorotipo não gera imunidade para os demais.

A chance de a doença evoluir para uma forma grave é maior nas pessoas que já tiveram a infecção anteriormente do que em pessoas que nunca contraíram o vírus. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

A doença pode evoluir para uma forma mais grave e ocasionar sangramento na pele, mucosas, órgãos internos e até levar à morte.

Como se transmite?

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. A principal medida é eliminar os criadouros do mosquito.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS