quarta-feira, 8 dezembro 2021
InícioEstadualSanta Catarina passa a contar com consulado honorário da Bélgica

Santa Catarina passa a contar com consulado honorário da Bélgica

O governador Raimundo Colombo recebeu na tarde desta segunda-feira, 7, em Florianópolis, uma comitiva da Bélgica que veio ao Estado para oficializar a abertura de um consulado honorário do país em Santa Catarina. À noite, a partir das 19h30min, uma cerimônia no Teatro Pedro Ivo, marcará a inauguração oficial do consulado.

“Esse ato tem uma importância muito forte no sentido de Santa Catarina estar mais presente no mercado internacional. Antes, os outros países viam muito São Paulo ou Rio de Janeiro quando olhavam para o Brasil, mas hoje estão começando a enxergar outras regiões brasileiras e Santa Catarina de forma especial. Com a evolução da nossa economia e com o dinamismo dos nossos portos, estamos nos inserindo nesse contexto e isso ajuda muito o nosso desenvolvimento”, destacou o governador Colombo.

consulado_da_belgica_SC
Foto: Neiva Daltrozo/Secom

Participam da comitiva belga, o vice-ministro dos Assuntos Exteriores da Bélgica, Dirk Achten; o Embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets; e o Cônsul Geral da Bélgica em São Paulo, Didier Vanderhasselt.

A comitiva também apresentou oficialmente o cônsul honorário da Bélgica para o Estado de Santa Catarina, o empresário Manoel Arlindo Zaroni, presidente da Tractebel Energia, empresa com sede em Florianópolis e controlada pela International Power – GDF SUEZ. Nesta primeira etapa, o consulado catarinense funcionará nas instalações da Tractebel em Florianópolis, na Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 5064, bairro Agronômica, fone (48) 3221-7000.

“A presença desse consulado vai ser muito importante para estreitar as relações culturais e comerciais entre Santa Catarina e a Bélgica. Vamos procurar identificar oportunidades e ser um facilitador destas relações. Enxergamos benefícios para diferentes áreas, como a agroindústria, a tecnologia e a infraestrutura”, afirmou o novo cônsul.

O encontro com o governador Colombo também contou com a participação da embaixadora Carmen Ribeiro Moura, representante do Ministério das Relações Exteriores em Santa Catarina; e do consultor geral da secretaria executiva de Assuntos Internacionais, Marcelo Trevisani.

A Bélgica é um dos países mais industrializados da Europa, sendo um dos maiores produtores de ferro e de aço, e o comércio exterior sempre esteve vinculado à sua história econômica. Destaca-se também pelas indústrias têxtil, química e naval.

Além de parcerias comerciais, a comitiva destacou a importância de buscar uma aproximação com universidades catarinenses para intercâmbios científicos. A proposta é realizar, em 2015, o dia da Bélgica no Brasil, com a presença de empresas e universidades belgas em eventos pelo país, inclusive em Santa Catarina. A comitiva explicou também que a Bélgica está redesenhando sua estrutura diplomática, reduzindo o número de consulado em alguns países e aumentando em outros. E o Brasil é um dos que ganha atenção, com destaque para a presença em Santa Catarina.

Alexandre Lenzi | Secretaria de Estado de Comunicação

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS