Santa Catarina Moda e Cultura é aprovado pela Lei Rouanet

Roupas-Ester-Mendes

Empresas catarinenses interessadas em participar podem destinar recursos via lei de incentivo até dezembro. Em 2015, SCMC completa 10 anos

No ano em que se prepara para celebrar sua primeira década, o movimento Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) obteve mais uma conquista: a aprovação do Ministério da Cultura para que, a partir de 2015, os recursos para viabilização do programa Inteligência Compartilhada possam ser captados via Lei Rouanet. O montante aprovado é de R$ 352.220,00.

O objetivo desta iniciativa é que não só as empresas já participantes possam destinar recursos via lei, mas também novas companhias possam ingressar. Segundo a gestora executiva do SCMC, Paula Cardoso, a grande missão do movimento é fazer com que Santa Catarina se envolva mais com a criação e consiga se transformar num gerador de conteúdo de moda e design para o mundo, além de participar da formação mais efetiva dos alunos nestas áreas.

“Acreditamos que, através de programas que façam com que as nossas empresas se fortaleçam enquanto identidade, processos e metodologias de gestão, estamos contribuindo não só para os negócios, mas também para a sociedade”, afirma.

O projeto e a captação de recursos tem a assessoria da Ala Cultural, de Florianópolis (SC) que pode orientar e tirar dúvidas para as empresas interessadas em participar.
Sobre o Inteligência Compartilhada

Principal vertical do SCMC, o Inteligência Compartilhada surgiu com o objetivo de promover um intercâmbio entre estudantes de moda e design e equipes de criação das empresas. No início de cada ano, ocorre um processo seletivo de escolha destes estudantes, que recebem a oportunidade de criar, em conjunto com os profissionais, uma capsule collection sob orientação da consultoria criativa do projeto.

Vários workshops ocorrem durante o ano todo para debate de tendências de comportamento e consultoria na criação dessas coleções, que são apresentadas numa mostra que está entre os maiores eventos de moda do país e ocorre sempre no fim de cada ano.

Sobre o SCMC

O SCMC está no ano 9 e reúne 17 empresas e entidades de ensino que acreditam que é possível, através da descoberta de uma identidade de moda e design, agregar valor aos itens produzidos em Santa Catarina. Juntas, estas empresas faturam mais de R$ 4,1 bilhões e empregam 25 mil pessoas.

São elas: Altenburg, Audaces, Cia. Hering, Círculo, Dalila, Daniela Tombini, Digra, Dudalina, Fakini, HI Etiquetas, Karsten, Lancaster, Marisol, Meu Móvel de Madeira, Oceano, Printbag e Tecnoblu.