Ferrovias oferecem transporte mais eficiente e sustentável, reduzindo custos logísticos e impactos ambientais. Além disso, proporcionam maior capacidade de carga e menor congestionamento em comparação às rodovias.
O estado de Santa Catarina, em iniciativa conduzida pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), formou um Grupo de Trabalho (GT) para discutir os projetos ferroviários em desenvolvimento e planejar futuras propostas. Representantes do Estado, setor produtivo, empresas concessionárias, e portos catarinenses compõem o grupo, visando um olhar especial para acelerar e concretizar esses projetos.
Segundo o governador Jorginho Mello, “Santa Catarina precisava de um olhar especial para acelerar projetos importantes”. Enquanto o secretário da SPAF, Beto Martins, destaca: “Temos dois projetos em andamento para 2024, mas outras ideias precisam de debate amplo”.
Atualmente, o Estado investe R$ 31,5 milhões em projetos de novos traçados ferroviários, um deles ligando Chapecó até Correia Pinto, e outro, entre Navegantes e Araquari. Juntos eles somam 381 km e aumentam em 50% a malha ferroviária catarinense.
Além do progresso desses projetos, o GT irá discutir novas propostas para ampliar as conexões inter-regionais e com os portos, fortalecendo a posição de Santa Catarina no cenário nacional.
A portaria que criou o Grupo de Trabalho já foi publicada no Diário Oficial do Estado, com as respectivas indicações dos representantes das instituições. Ele é formado pelos membros das Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Secretaria de Estado de Infraestrutura, Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Ferrovia Tereza Cristina, Rumo, SCPar, Porto de São Francisco do Sul, Porto de Imbituba, Portonave, Porto de Itapoá e Porto de Itajaí.
Fonte: Governo de Santa Catarina