SAMU começa a operar no prédio do Corpo de Bombeiros em Blumenau

Fotos: Marcos Fernandes

 

Fotos: Marcos Fernandes

Depois de alguns dias reunindo e transportando equipamentos de um local para o outro, chegou o grande da mudança. A partir desta sexta-feira (11/8/17), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Blumenau, passa a operar no quartel do 3º Batalhão de Bombeiros Militar. A novidade foi comunicada no início de julho pelo gerente estadual do SAMU, Ten Cel BM João Batista Cordeiro.

 

 

A unidade coordenada pelo Dr. Renan Souza, é composta por socorristas, enfermeiros e médicos. Segundo Cordeiro, essa medida deve gerar uma economia de mais de R$ 260 mil por ano aos cofres públicos, considerando os valores que seriam empregados para adequar a antiga sede do SAMU no bairro Salto do Norte, além do aluguel anual do prédio.

O objetivo é otimizar o atendimento a partir de uma estrutura única, que irá abrigar os profissionais dos dois órgãos. Quando foi anunciado em Blumenau, o Ten Cel Cordeiro disse que as equipes continuariam no mínimo iguais, ou poderiam até aumentar para melhorar a qualidade dos serviços.

Os números de telefone 192 e 193, continuam atendendo de forma independente. Talvez no futuro as ligações sejam direcionadas para a mesma central, mas o regulador médico do SAMU é que vai destinar a viatura adequada para atender as diferentes situações.

Hoje o Corpo de Bombeiros e SAMU de Santa Catarina tem 120 unidades, realizando atendimento pré-hospitalar através das ambulâncias. São 23 unidades de atendimento avançado do SAMU e 97 dos bombeiros em todo Estado, que fazem o suporte básico.