Muitas famílias não tinham muito para comemorar neste domingo (1/04/18) de Páscoa em Blumenau. Moradores das ruas Berta Mette e Henrique Mette, no bairro Itoupavazinha, onde ocorreram os maiores prejuízos, perderam móveis e até carros. Durante a chuva, o Corpo de Bombeiros resgatou várias pessoas que estavam ilhadas no interior de suas residências.
A Prefeitura de Blumenau, está dividida em várias equipes que trabalham na recuperação dos prédios públicos atingidos pelo temporal de sábado (31/03) e também na limpeza de desobstrução de ruas. A prioridade é retirada de encostas e liberação das vias que encontram-se interditadas pela queda de barreiras.
Até às 9h24min de hoje (1º), a Defesa Civil de Blumenau registrou 142 ocorrências, sendo 102 deslizamentos, 38 alagamentos e a morte do casal que estava no carro levado pela correnteza. O bairro Itoupavazinha foi sem dúvida o que mais sofreu com os 101 mm de chuva que caiu sobre a região. Só para você ter uma ideia do volume de água que caiu em apenas 3 horas, a média prevista para o mês de março é de 147 mm. Até o início da noite, tinha chovido em média, 47,1 mm por toda a cidade, quantidade superior à soma dos dois últimos dias.
A orientação da Defesa Civil é de que aquelas pessoas em situação de risco, com possibilidade de deslizamentos, queda de árvores, rachaduras ou problemas com energia elétrica; se dirijam para um local seguro.
Recentemente a prefeitura de Blumenau conseguiu dinheiro do governo federal, para as obras de recuperação do forte temporal de janeiro. Na época, a região da Rua Araranguá, no bairro Garcia, foi a mais atingida.
Hoje ocorrem algumas aberturas de sol devido aos ventos de noroeste impostos pela baixa pressão e carregam ar quente do interior do continente. No decorrer da tarde, áreas de instabilidade associadas ao sistema e potencializadas pelo calor atingem o município provocando pancadas de chuva com trovoadas. Não se descarta a ocorrência de temporal de forma isolada e chuva intensa em curto período de tempo.
Fotos de Marcos Fernandes nas ruas Berta Mette e Henrique Mette, no bairro Itoupavazinha