terça-feira, 30 novembro 2021
InícioClimaSaldo do temporal em Blumenau: 2 mortes, 102 deslizamentos e 38 alagamentos

Saldo do temporal em Blumenau: 2 mortes, 102 deslizamentos e 38 alagamentos

Rua Henrique Mette, bairro Itoupavazinha | Foto: Marcos Fernandes

 

Muitas famílias não tinham muito para comemorar neste domingo (1/04/18) de Páscoa em Blumenau. Moradores das ruas Berta Mette e Henrique Mette, no bairro Itoupavazinha, onde ocorreram os maiores prejuízos, perderam móveis e até carros. Durante a chuva, o Corpo de Bombeiros resgatou várias pessoas que estavam ilhadas no interior de suas residências.

 

Rua Henrique Mette, bairro Itoupavazinha | Foto: Marcos Fernandes

 

A Prefeitura de Blumenau, está dividida em várias equipes que trabalham na recuperação dos prédios públicos atingidos pelo temporal de sábado (31/03) e também na limpeza de desobstrução de ruas. A prioridade é retirada de encostas e liberação das vias que encontram-se interditadas pela queda de barreiras.

 

Lama acumulada na Rua Pedro Krauss Senior, bairro Vorstadt | Foto: Maurício Rosa

 

Até às 9h24min de hoje (1º), a Defesa Civil de Blumenau registrou 142 ocorrências, sendo 102 deslizamentos, 38 alagamentos e a morte do casal que estava no carro levado pela correnteza. O bairro Itoupavazinha foi sem dúvida o que mais sofreu com os 101 mm de chuva que caiu sobre a região. Só para você ter uma ideia do volume de água que caiu em apenas 3 horas, a média prevista para o mês de março é de 147 mm. Até o início da noite, tinha chovido em média, 47,1 mm por toda a cidade, quantidade superior à soma dos dois últimos dias.

 

Rua Cristiano Karsten, bairro Testo Salto | Foto: Defesa Civil de Blumenau

 

A orientação da Defesa Civil é de que aquelas pessoas em situação de risco, com possibilidade de deslizamentos, queda de árvores, rachaduras ou problemas com energia elétrica; se dirijam para um local seguro.

Recentemente a prefeitura de Blumenau conseguiu dinheiro do governo federal, para as obras de recuperação do forte temporal de janeiro. Na época, a região da Rua Araranguá, no bairro Garcia, foi a mais atingida.

Hoje ocorrem algumas aberturas de sol devido aos ventos de noroeste impostos pela baixa pressão e carregam ar quente do interior do continente. No decorrer da tarde, áreas de instabilidade associadas ao sistema e potencializadas pelo calor atingem o município provocando pancadas de chuva com trovoadas. Não se descarta a ocorrência de temporal de forma isolada e chuva intensa em curto período de tempo.

 

Fotos de Marcos Fernandes nas ruas Berta Mette e Henrique Mette, no bairro Itoupavazinha

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS