Saiba porque João Paulo Taumaturgo saiu da prefeitura, rádio e OBlumenauense

Por Claus Jensen

Os nossos leitores diários estão acostumados a ler “Fotos e entrevista: João Paulo Taumaturgo”. Essa relação de amizade com o portal de notícias OBlumenauense começou no final de 2014, e desde lá, de forma voluntária tem rendido ótimas matérias.

A maioria das vezes essas coberturas são feitas durante a noite e nos finais de semana, já que João exercia o cargo de Assessor de Assuntos para Juventude na Prefeitura Municipal de Blumenau. Em função disso também, muitas vezes trabalhava fora do horário normal de expediente. Aliás, essa aproximação com o portal de notícias aconteceu após algumas entrevistas referentes ao seu cargo. João também participava do programa Clube Social na Rádio Clube de Blumenau nas manhãs de sábado.

Taumaturgo tem em seu projeto de vida tentar o cargo a vereador. Como todos os pré-candidatos, precisou abandonar cargo público e outros com grande exposição. Como nosso parceiro e amigo, compartilhamos com vocês seus sonhos e projetos, nessa nova fase de sua vida. A entrevista foi concedida no dia 29 de junho.

 

 

OBlumenauense: Como foi a experiência de trabalhar na assessoria da juventude?

João P. Taumaturgo: Quando comecei meu trabalho à frente da Assessoria de Assuntos para Juventude, confesso que imaginava conhecer os nossos jovens. Poucos dias depois, percebi que a juventude de Blumenau se divide das mais variadas formas, nos mais variados lugares.

Assumindo o desafio, trabalhei desde o início pela implantação do Conselho Municipal da Juventude, o que já era um compromisso do Prefeito Napoleão. O objetivo era criar um ambiente que representasse os jovens e poderíamos identificar nossas necessidades, buscando políticas públicas eficientes que melhorassem a vida da juventude blumenauense. Conhecer a gestão pública foi muito positivo para minha formação pessoal e profissional. Por isso digo que esta experiência foi uma das mais ricas de minha vida, aonde aprendi coisas que levarei para sempre.

OBlumenauense: Dentro da assessoria, quais foram os três projetos que mais lhe deram satisfação em realizar?

Bom, foram quase 200 projetos e ações durante cerca de 1 ano e 4 meses, tempo em que pude representar a juventude da cidade na gestão pública. Alguns foram realizados diretamente por nós, enquanto em outros entramos como apoiadores.

Por isso fica difícil escolher somente três. Mas posso dizer que trabalhamos pela inclusão político-social do jovem blumenauense, dando voz e vez na gestão e na politica de Blumenau pela primeira vez em sua história, através da implantação do Conselho Municipal da Juventude.

Fomentamos a cultura e o lazer da família de forma gratuita e democrática, possibilitando aos artistas locais demonstrarem sua capacidade, resgatando o Rock na Rua. Valorizamos a educação e cidadania dentro das escolas com o projeto Prefeito por 1 dia.

Também colocamos a juventude blumenauense no mapa nacional através do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude, aonde ocupamos cargo na Diretoria, participando de reuniões de capacitação e planejamento de politicas públicas em Brasília (DF). Esses são projetos dos quais eu tenho orgulho de dizer que fiz parte e que se tornam patrimônio do blumenauense.

OBlumenauense: A sua saída da Assessoria tem a ver com a pré-candidatura a vereador. O que acredita poder realizar como legislador da cidade?

João P. Taumaturgo: Sim tem tudo a ver. Meu nome está a disposição do PSDB de Blumenau para a nominata de vereadores que será definida em convenção no mês de agosto. Penso que o nosso legislativo merece ser renovado, temos muita gente boa aspirando cargos públicos e isso demonstra a vontade da maioria da população em melhorar nossa política. Penso que a Câmara precisa trabalhar cada vez mais na redução de custos dos seus trabalhos, além da importância de buscar continuamente mais transparência para com a população.

Acredito muito mais na gestão de custos do que no aumento de impostos como solução para a gestão pública. Pretendo ter na câmara a mesma energia que tive na assessoria para melhorar a vida dos jovens blumenauenses. Precisamos começar a falar algumas verdades que ninguém diz.

A câmara precisa focar mais nas suas obrigações constitucionais e menos na política clientelista que se impregnou nos legislativos municipais. Um vereador não carece de tantas regalias como carros alugados, linhas telefônicas, gabinetes lotados de assessores e estagiários. Nós podemos fazer uma Casa Legislativa mais eficiente e menos custosa para a nossa Blumenau. Basta querer.

OBlumenauense: Vivemos em tempos onde as pessoas perdem cada vez mais a confiança na política. Você é uma pessoa realizadora e gosta de fazer acontecer, sentimos isso durante o tempo que trabalhamos juntos no site. Você acredita na política como força transformadora? 

João P. Taumaturgo: Existem várias formas de mudar o mundo ao nosso redor. Participar de ONG’s ou entidades de representação por exemplo, são maneiras efetivas de melhorar a situação da nossa comunidade. Poderia citar aqui “ene” maneiras de melhorar a vida das pessoas, mas penso que somente através da Política, com “P” maiúsculo, mudaremos efetivamente as coisas em nossas cidade, estado e país.

Acredito que com a transparência cobrada do setor publico e a tecnologia que cada vez mais nos surpreende, a política será melhor através dessas ferramentas que possibilitam a fiscalização por parte de qualquer cidadão. Com pessoas cada vez mais antenadas à política, menor será a chance de pessoas mal intencionadas se manterem nela, sendo assim, devemos ter uma gradativa mudança.

Claro, nada disso vai acontecer se o eleitor não aprender a escolher seus candidatos, buscar cobrá-lo durante o mandato, ou pelo menos lembrar em quem votou na última eleição. Por isso, não precisamos somente de políticos melhores, mas também de eleitores melhores. Eu acredito na força transformadora da política em Blumenau.