Sábado quente com previsão de chegar aos 35°C nesta tarde

Subida da ponte do Tamarindo, bairro Itoupava Seca | Foto: Júlio Pollhein
Subida da ponte do Tamarindo, bairro Itoupava Seca | Foto: Júlio Pollhein

 

 

Este sábado (23/12/17) começou quente em Blumenau, com o termômetro do Alerta Blu na estação Parque Ramiro Ruediger, marcando 27,3°C às 9h10min. A previsão é que a temperatura máxima chegue aos 35°C nesta tarde, enquanto a mínima foi às 5h, quando estava com 23,2°C. A umidade relativa do ar está em 75,1% e o nível do Rio Itajaí-Açu é de 1,2 m.

Variação de nuvens em Blumenau com temperatura elevada à tarde, quando a máxima em torno dos 35ºC. A partir da tarde, a formação de áreas de instabilidade devido ao aquecimento diurno provoca pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas. Há risco de TEMPORAL com rajadas fortes e momentâneas de vento bem como queda de granizo de forma isolada. Ventos fracos a moderados de norte/noroeste.

Santa Catarina  – Tempo encoberto com chuva no Oeste e Meio-Oeste desde a manhã, estendendo para as demais regiões a partir da tarde. Há risco de temporais e chuva localmente forte em pontos localizados. Temperatura bem elevada, vento nordeste a noroeste, moderado com intensas rajadas. Áreas de baixa pressão no Sul do Brasil com elevados índices de umidade do norte do país. Frente fria no RS, avançando para SC.

 

Domingo (24)

Blumenau – No Véspera de Natal condição para chuva moderada a forte isolada já na madrugada devido ao avanço de uma frente fria no mar, associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente. No restante do dia, permanece a condição para chuva de forma moderada por alguns instantes e associadas a trovoadas. Temperatura mínima entre 20 e 22ºC e a máxima entra em declínio se comparada com o dia anterior, oscilando em torno dos 25ºC. Ventos fracos a moderados de norte a sudeste/sul.

Santa Catarina – Continua o tempo encoberto com chuva em todas as regiões, melhorando com aberturas entre a tarde e noite, a partir do Oeste ao Sul. Condição de totais mais elevados de chuva no norte do Estado. A temperatura diminui em relação ao dia anterior. Vento noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas principalmente no Litoral. Sistema de baixa pressão no litoral de SC com passagem da frente fria no Estado.

 

Segunda-feira (25)

Blumenau – No feriado de Natal permanece a condição para chuva na madrugada e manhã, no restante do dia, a chuva perde intensidade, no entanto ainda ocorre de forma fraca e isolada. A temperatura não varia muito ao longo do dia devido a cobertura de nuvens e à chuva, a mínima oscila entre 19 e 21ºC e máxima entre 23 e 25ºC. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina  – O tempo permanece com chuva fraca no Litoral Norte. Nas demais regiões, sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva isolada à tarde no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte. Temperatura em elevação, vento sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.

 

Terça-feira (26)

Blumenau – Condição para chuva isolada no fim do dia devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) em superfície que atua em SC. A temperatura mínima oscila entre 20 e 22ºC e a máxima de 25 a 27ºC.

Santa Catarina  – Sol com muitas nuvens em todo o Estado. Chuva fraca no início do dia no Planalto Norte e Litoral Norte. Pancadas de chuva à tarde do Oeste ao Sul. Temperatura elevada, vento leste a nordeste, fraco.

 

Quarta-feira (27)

Blumenau – Tempo estável, mas devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) em superfície que atua em SC, no fim do dia heverá condição para chuva isolada. A temperatura mínima oscila entre 20 e 22ºC e a máxima de 29 a 31ºC.

Santa Catarina  – Muito sol, algumas nuvens em todo o Estado e condições para pancadas de chuva à tarde. Temperatura elevada, com vento nordeste a norte, fraco

 

Tendência para SC, entre 28 de dezembro de 2017 a 6 de janeiro de 2018

No início do período, tempo mais aberto e sem chuva significativa. A partir do dia 30/12, condição diária de pancadas de chuva entre a tarde e a noite, que podem ser de volumes mais significativos.

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram