RR Donnelley (antiga Moore) deve fechar sua unidade em Blumenau e as outras no Brasil

 

 

 

Neste 1º de abril, bem que essa notícia poderia ser uma mentira, daquelas brincadeiras que fazemos com nossos amigos. Mas infelizmente o assunto é triste e muito sério.  Por volta das 20h deste domingo (31/03) os diretores da RR Donnelley (antiga Moore Formulários) e os sindicatos foram informados que multinacional pretende encerrar as suas atividades no Brasil.

Quando os funcionários chegaram para trabalhar na manhã desta segunda-feira (1/04), já não puderam entrar na  unidade localizada na Rua Dr. Pedro Zimmermann, no bairro Itoupava Central. Um cartaz informava a decisão de pedir autofalência que irá impactar 160 vidas e suas famílias.  Sem contar todo comércio da região.

A justificativa são as dificuldades no mercado editorial além da redução de pedidos de um grande cliente da empresa.  A empresa já discute com o sindicato da categoria a possibilidade de fazer as rescisões de contratos nos próximos dias e assim liberar os valores de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e seguro-desemprego. Um situação tão complicada que a RR Donnelley já não teria condições de honrar a próxima folha de pagamento.

Mas os ativos da indústria ainda poderiam garantir o pagamento de dívidas trabalhistas e tributárias. A RR Donnelley é uma empresa norte-americana e atua na fabricação de papéis, bobinas, formulários e soluções gráficas. Além de Blumenau, a empresa tinha unidades no Brasil nas cidades de Tamboré e Osasco (SP), onde fica a matriz.

Uma reunião entre representantes da empresa e o sindicato da categoria (Sindgraf) está marcada para às 14h desta segunda-feira (1). São 25 anos de história que deixarão Blumenau sem uma empresa expressiva do setor gráfico. Um dos seus melhores momentos foi a época em que os formulários de papel eram essenciais para as atividades administrativas das empresas. Com a modernização de mundo cada vez mais digital e sem papel, as mudanças são inevitáveis.