Rota da Gastronomia Alemã: o resgate dos sabores em Blumenau

O projeto que reúne sete restaurantes foi concebido após quase dois anos de pesquisa, análise e treinamento.

Na noite desta quarta-feira (19/04/23), foi lançada em Blumenau a Rota da Gastronomia Alemã, um movimento que valoriza a cultura germânica por meio de pratos típicos variados. Sete restaurantes da cidade serão os responsáveis por traduzir toda uma cultura em experiências únicas pelo paladar.

O projeto foi concebido após quase dois anos de pesquisa, análise e treinamento, contando com a consultoria do Senac na escolha dos pratos e na definição dos critérios e indicadores para adesão. A Rota é uma verdadeira viagem no tempo, desde a chegada dos primeiros imigrantes até os dias atuais, e presta uma homenagem aos imigrantes e seus descendentes, aproximando os turistas de maneira autêntica da história da cidade.

Além dos pratos típicos, os restaurantes da Rota oferecem indicações de harmonização com cervejas da região, música e dança típica ao vivo, ingredientes e artesanato local como forma de contribuir com a economia criativa e promover a sustentabilidade. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica, com apoio da Teka.

Conheça os restaurantes participantes e os pratos escolhidos que fazem parte da Rota. A Rota da Gastronomia Alemã é uma experiência cultural imperdível para quem visita Blumenau. Acompanhe as novidades no site oficial e nas redes sociais.

Todos os estabelecimentos participantes terão uma placa identificando que fazem parte do projeto:

Guimis, do Restaurante Vila Germânica | Foto: Daniel Zimmermann

Guimis

O Restaurante Vila Germânica traz para a Rota o Guimis, prato que leva nos ingredientes, batatas, carnes defumadas, entre elas costela e lombo suíno, além de couve picada. Harmonização com cerveja fica por conta do estilo Light Lager.

 

Schnitzel, do Senac Blumengarten | Foto: Daniel Zimmermann

Schnitzel

O Senac Blumengarten traz o prato mais vendido na Alemanha. Schnitzel, um corte fino e suculento de carne suína, com purê de batata e spätzle caseiro. O prato pode ser acompanhado a gosto do cliente, por molho Krauterkaese, champignons frescos ou queijo gorgonzola. Harmoniza com o estilo Pilsen.

 

Hackepeter, do Moinho do Vale | Foto: Daniel Zimmermann

Hackepeter

O Moinho do Vale traz o Hackepeter, um prato típico alemão feito com carne crua, junto de alguns temperos fortes. No restaurante, um novo conceito prevalece, adicionando a defumação que vai até a mesa do cliente. O prato harmoniza com estilo Pilsen.

 

Batata recheada, do Alemão Batata | Foto: Daniel Zimmermann

Batata recheada

O Alemão Batata possui em seu cardápio a Batata recheada tradicional, composta por batata assada, requeijão, queijo provolone e bacon moído. A harmonização do prato acontece com o estilo IPA.

 

Sanduíche de Schnitzel, do Casarão Rosa, o Flaggendorff | Foto: Daniel Zimmermann

Sanduíche de Schnitzel

No Casarão Rosa, o Flaggendorff possui como opção o Sanduíche de Schnitzel. Um pão de 15 centímetros de fermentação natural com lombo suíno empanado na farinha panko, queijo Krauterkaese Pomerode, tomate e alface americana. Pelo sabor marcante do queijo, o prato harmoniza muito bem com o estilo IPA.

 

Schweinshaxe, Restaurante Thapyoka | Foto: Daniel Zimmermann

Schweinshaxe

O Restaurante Thapyoka oferece ao visitante o Schweinshaxe, uma receita para um banquete típico da Oktoberfest, composta por canela de porco macia e suculenta, envolta em uma pele salgada e assada. Harmoniza perfeitamente com uma IPA.

 

Eisbein, do Restaurante Bier Vila | Foto: Daniel Zimmermann

Eisbein

O Restaurante Bier Vila oferece como carro chefe o Eisbein, um joelho de porco à pururuca, que é servido com purê de batata e como acompanhamentos repolho roxo e chucrute. O prato tipicamente alemão harmoniza com os estilos de cerveja American Ipa, Rauchbier e Traditional Bock.