Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Rosenplatz: um projeto que prevê café, lojas de artesanato e palco em Blumenau

 

 

 

 

Rosenplatz, ou Praça das Rosas, é um projeto que irá incrementar a área nos fundos do prédio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (antiga Fundação Cultural) e do Mausoléu Dr. Blumenau. O nome faz menção às flores que eram uma verdadeira paixão de Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador da cidade.

A proposta aprovada nesta quarta-feira (22/07/20) pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope) prevê um café e lojas de artesanato, que serão concedidos à iniciativa privada. O espaço quer valorizar os artesãos locais que passam por requalificação através do Sebrae e da Secretaria de Cultura.

O novo espaço também terá dois palcos ao ar livre para apresentações artísticas com uma pequena arquibancada para acomodar o público. Os frequentadores também poderão contar com novos banheiros públicos.

O próximo passo após a aprovação do COPE, já que o antigo prédio da prefeitura faz parte do Centro histórico e foi tombado pela Fundação Catarinense de Cultura em 1995, é o lançamento do edital de licitação. O custo previsto para sua construção é de aproximadamente R$ 1 milhão de reais, com dinheiro repassado pela Câmara de Vereadores.

Com a pandemia, e a possibilidade de troca da administração municipal, fica difícil prever qualquer prazo para o início da obra. O projeto faz parte da construção de um parque que fará parte da nova câmara de vereadores e pretende revitalizar todo entorno do Ribeirão Garcia.

Apresentado em setembro do ano passado, a intenção era concluir até o final de 2020. Com 1.200 metros de passeio, o parque quer dar vida nova ao Centro Histórico e buscar reconectar o blumenauense ao Rio Itajaí-Açu. De acordo com o projeto, o parque iniciaria na região do antigo Centro de Saúde, na Rua Itajaí, passando pelo porto, seguindo por baixo da ponte da Rua XV e continuando paralelamente à Rua das Palmeiras, por cima do Ribeirão Garcia.

Confira algumas imagens do Rosenplatz:

 

Tags

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top