domingo, 28 novembro 2021
InícioClimaRisco de chuva forte em Santa Catarina durante essa semana

Risco de chuva forte em Santa Catarina durante essa semana

Foto: Eraldo Schnaider

Esta semana será muito chuvosa em Santa Catarina, que já começa neste domingo (24) com a chegada de uma frente fria para Santa Catarina, provocando chuva em todas as regiões catarinenses. Entre segunda (25) e a quarta-feira (27), o tempo permanece instável com previsão de chuva forte e constante em SC.

Neste domingo (24), há risco de temporais com acumulados de chuva em média na maioria das regiões do estado. A previsão é de o acúmulo de chuva fique entre 20 a 40 mm, com pontuais de 50 a 60 mm nas regiões do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral e Grande Florianópolis. 

Na segunda-feira (25), o céu fica encoberto e totais de chuva médio de 20 a 40 mm com pontuais de 50 a 60 mm no Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Deve chover também na terça-feira (26) durante o dia em SC. O volume médio esperado para o dia deve variar entre 30 a 50 mm. No Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul do estado, a chuva pode ser mais volumosa, com previsão de até 60 a 80 mm. O risco é ainda maior para o Litoral Norte, com acumulados que podem chegar até 100 mm.

Na quarta-feira (27) terá chuva forte ao longo do dia, com totais médios de 50 a 70 mm, e pontuais que podem variar entre 90 a 120 mm, inclusive podendo ultrapassar este valor em pontos localizados.

De quarta (27) para quinta-feira (28) há previsão de formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral do RS e sul de SC, associado a vento forte com rajadas de 70 a 100 km/h no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.  Esse ciclone deixará o mar muito agitado a grosso (altura de ondas de 2 a 3 metros) no Litoral de SC, com risco de ressaca.

Neste período, a risco de alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis! Ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão, devido ao período longo, sujeito a mudanças nos próximos dias.

Todas as informações são do meteorologista Marcelo Martins, do Epagri/Ciram.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS