Nesta terça e quarta-feira (30 e 31/5/17), a passagem de um ciclone do oeste para o litoral de SC, provoca chuva persistente no Estado. Na terça (30/05), o acumulado de chuva pode chegar a 60mm a 80mm especialmente no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. Na quarta (31/05), pode chegar a 80mm e 100mm em todas as regiões. Na quinta-feira (01/06), a chuva persiste no sul do Estado, com acumulado que pode chegar a 50mm e 70mm.
Entre a tarde de quarta (31) e manhã de sexta-feira (2/6), são esperadas rajadas de vento sul que podem chegar a 50 a 70 km/h no Litoral de SC, devido à intensificação do ciclone próximo da costa catarinense.
Nesse período, a maré alta deve provocar alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Os alagamentos serão provocados pelos seguintes fatores: agitação marítima (ondas de 2.0 a 2.5 m), influência da maré, ventos do quadrante sul, nos dias 01 e 02/06, e chuvas fortes e contínuas ocorridas no estado. Recomenda-se atenção nos locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros.
Confirmando-se as previsões meteorológicas e maregráficas, poderemos ter problemas de alagamentos nas vias públicas nos municípios onde sofrem influência da maré. Devido à chuva prevista, as condições hidráulicas dos rios estarão prejudicadas para escoar o excesso hídrico. Caso os valores chuva superem em muito os 100 mm previstos, poderemos ter inundações em algumas bacias e complexos hidrológicos como: Rio Chapecó, Rio Jacutinga, Rio dos Queimados – Concórdia, Rio do Peixe, Rio Canoas, Rio Araranguá, Rio Urussanga, Rio Tubarão, Rio Cubatão do Sul, Rio Biguaçú, Rio Tijucas, Rio Camboriú, Alto e Baixo Vale do Itajaí, Rio Itapocú e Rio Cubatão em Joinville. Recomendamos acompanhar o monitoramento hidrológico em nossa página da Epagri/Ciram no item Rios On Line.
Dados: Meteorologistas Laura Rodrigues e Erikson de Oliveira, oceanólogo Argeu Vanz, hidrólogo Guilherme Miranda