Rio Itajaí-Açu sobe 1,56m em Blumenau desde à zero hora de segunda-feira (5)

Foto: Giovanni Silva
Foto: Giovanni Silva

 

O volume de chuvas e a barragem de Ituporanga que está vertendo água, traz de volta o fantasma da enchente para a população do Vale do Itajaí. Em Rio do Sul o nível do rio Itajaí-Açu chegou a 9,55min às 7h e a cidade cancelou as aulas, preparando-se para uma enchente, já que não há sinais da chuva melhorar.

Em Blumenau o nível do rio estava em 5,90m, subindo uma média de 33,5 cm nas últimas 3 horas. De acordo com o site AlertaBlu, a média de chuva em todas as estações ficou em 57,89 mm de acordo com dados das 7h15min.

A estação da Glória registrou o maior volume de chuva nas últimas 12h: 70,8mm. Ela é seguida pelas estações Nova Rússia (67,6 mm); Araranguá (67,2 mm); Rui Barbosa (66,6 mm); Velha Grande (64,6 mm) e Parque Ramiro Ruediger (61,6 mm).

A Defesa Civil registrou oito ocorrências de deslizamento, que ocorreram nas ruas Pedro Cunha (Garcia), Florianópolis (Velha), Amanda Tribess (Tribess), Henrique Reif (Nova Esperança), Nossa Senhora das Graças (Ponta Aguda), Macário Mâncio da Silva (Progresso), Da Glória (Glória ) e Bruno Ruediger (Velha).

O tempo segue instável com chuva em Blumenau e todo Vale do Itajaí, que ocorre com maior intensidade a partir da tarde e à noite, de forma moderada por alguns momentos associada a trovoadas. A causa é a frente fria no oceano em uma área alongada de baixa pressão no continente.