Rio do Sul está em estado de emergência com o nível do Rio Itajaí-Açú em 7,10m registrados às 14h

Rio do Sul, na Chimbica, local mais baixo.

Neste domingo (27), muitas cidades do Alto Vale do Itajaí já estão sentindo o resultado das fortes chuvas que caem no estado, desde a última sexta-feira (25). De acordo com a Defesa Civil do Estado, nas últimas horas, a cidade de Petrolândia registrou o maior acúmulo de chuvas, com 61,1 mm. Em seguida vem Ituporanga com 57,8mm, Rio do Campo com 56,8 mm, Mirim Doce 53,2mm e Rio do Sul com 47mm.

Rio do Sul, na Chimbica, local mais baixo.
Chimbica é uma região bem popular de Rio do Sul, no bairro Canoas, embaixo do novo elevado.

Em Rio do  Sul, o Rio Itajaí-Açú chegou a atingir 7,10m acima do nível normal às 14h , subindo uma média de 10 cm por hora, alagando algumas ruas mais baixas do município. A previsão da defesa civil de Rio do Sul não é animadora: 8m.  Cerca de três abrigos já foram disponibilizados à comunidade. Em Chimbica, uma região na cidade mais baixa, no bairro Canoas, já teve uma via invadida pelas águas.

A Barragem Sul de Ituporanga está com uma comporta aberta e 4 fechadas. A situação da barragem oeste de Taió é bem diferente com todas as 7 fechadas. Em alguns municípios a água invadiu pistas da rodovia, como é o caso de Aurora. O km 360 da rodovia SC-360, próximo a divisa entre Rio do Sul e Ituporanga, também estava com água em meia pista.

Barragem de Taió
Barragem de Ituporanga

Seguem algumas imagens compartilhadas via grupos de WhatsApp. Não temos o horário preciso de quando foram registradas.

Município de Aurora.
Município de Aurora.
Aurora
Aurora
Ponte pênsil em Alfredo Wagner
Ponte pênsil em Alfredo Wagner

Cheias-Alto-Vale_Alfredo-Wagner_02