Reunião do Combea esclarece procedimentos no Cepread em relação a cadela Aline

Fotos de Eraldo Schnaider

Nesta segunda-feira (19/6/17), o Conselho Municipal de Bem Estar Animal (Combea) realizou reunião extraordinária, a pedido dos conselheiros e de entidades de proteção animal, para esclarecer os fatos envolvendo o caso da cachorra Aline, recolhida pelo Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) durante a semana passada.

 

 

Na ocasião, o presidente do Combea e diretor de Bem Estar Animal da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), Luis Carlos Kriewall, detalhou os protocolos técnicos adotados durante o processo de análise das condições de saúde da cachorra Aline por um corpo de três veterinários, que, após constatarem situação de sofrimento do animal, deliberaram pela eutanásia. De acordo com Kriewall, o processo foi conduzido em consonância com as legislações federal, por meio da Resolução Nº 1.000/2012, que dispõe sobre procedimentos e métodos de eutanásia em animais, e municipal, por meio da Lei Complementar Nº 1.054/2016, que instituiu o Código de Proteção e Bem Estar Animal de Blumenau.

 

 

Não estivemos presentes na reunião. Então segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, diante dos esclarecimentos, os conselheiros presentes, entre os quais representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV/SC), da Hachi Ong – Proteção Animal, da Associação de Proteção Animal de Blumenau (Aprablu), da Fundação do Meio Ambiente (Faema) e do curso de medicina veterinária da Furb, teriam concordado com os procedimentos e métodos utilizados com base em aspectos estritamente técnicos, e até prestaram apoio ao trabalho realizado pelos profissionais do Cepread.

Além da sindicância aberta pela Prefeitura para apurar as circunstâncias do ato, o Combea iniciará as tratativas para viabilizar e dar celeridade ao processo de identificação e cadastramento dos animais domésticos do município e reforçará as campanhas educativas sobre posse responsável.

Com informações de Felipe Elias, da PMB