sábado, 16 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Clima Retrospectiva do tempo em Blumenau no mês de Janeiro

Retrospectiva do tempo em Blumenau no mês de Janeiro

05:31

O mês de janeiro em Blumenau apresentou, em geral, precipitação abaixo da média climatológica, tomando como referência as Normais Climatológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A Figura 1 mostra os acumulados de chuva registrados em Blumenau pelas estações pluviométricas do AlertaBlu.

Observa-se através do gráfico que, a precipitação no mês de janeiro apresentou perfil irregular no município. Os maiores valores foram observados na região Garcia (estações Glória, Jordão, e Ruy Barbosa) e região Velha / Vila Nova (estações Coripós e Parque Ramiro Ruediger).

acumulado-chuva_jan_2015

A precipitação nos meses de verão em Blumenau é principalmente ocasionada pela convecção, ou seja, por pancadas de chuva que ocorrem no final das tardes. O calor e a alta umidade do ar são condições essenciais para a rápida formação de áreas de instabilidade, compostas por nuvens de tempestade, chamadas Cumulonimbus, que geralmente provocam chuva intensa, muitas vezes com raios e granizo.

Ainda no que diz respeito à chuva, vale ressaltar dois eventos extremos que ocorreram nos dias 07 e 08/01. No primeiro (07/01), a chuva foi extremamente pontual com um acumulado de 53mm em uma hora na estação pluviométrica Coripós. No segundo evento (08/01), a chuva se apresentou mais abrangente, atingindo toda a região do Garcia, causando diversos estragos e transtornos a população, com registro de deslizamentos. Nesse, o maior acumulado ocorreu na estação Glória, 102mm, sendo que desse total 85mm ocorreram em apenas uma hora.

O mês de janeiro foi também bastante quente, as temperaturas máximas ultrapassaram 30°C na maior parte dos dias. A sensação térmica, que relaciona a temperatura e a umidade relativa do ar, ultrapassou 40°C em 15 dias do mês. O maior valor de sensação térmica registrado no município no mês foi de 46,7°C nos dias 12 e 19/01, na estação meteorológica do Parque Ramiro Ruediger.

temperaturas-extremas_jan_2015

As temperaturas mínimas também ficaram bastante altas e, tanto a máxima quanto a mínima, ficaram acima da média climatológica por diversos dias consecutivos, como mostra a Figura2, chegando a ficar 4,8°C acima do esperado no amanhecer do dia 17/01/15.

Meteorologistas: Taciana Weber / Francine Sacco – AlertaBlu

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS

Vídeo: rio Itajaí-Açu passa dos 5 metros e ameaça carro estacionado no Centro de Blumenau

Com isso chega ao nível de atenção. Desde a zero hora até às 13h desta quinta-feira (17/12) o volume de água dobrou.

Jovem de 25 anos morre afogado no rio Encano, em Indaial (SC)

Os Bombeiros Voluntários foram acionados às 16h19 desta sexta-feira (25/12) e chegaram a levá-lo ao hospital, mas ele não resistiu.

Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente Getúlio (SC)

Um deles é de uma criança com idade entre 4 e 5 anos. As vítimas estavam entre escombros após serem levadas pela correnteza durante a enxurrada.

Portaria fixa novas regras para pagamento de pensões por morte

Medida define os períodos de término do benefício de acordo com a idade.