Retrospectiva do tempo em Blumenau no mês de Janeiro

O mês de janeiro em Blumenau apresentou, em geral, precipitação abaixo da média climatológica, tomando como referência as Normais Climatológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A Figura 1 mostra os acumulados de chuva registrados em Blumenau pelas estações pluviométricas do AlertaBlu.

Observa-se através do gráfico que, a precipitação no mês de janeiro apresentou perfil irregular no município. Os maiores valores foram observados na região Garcia (estações Glória, Jordão, e Ruy Barbosa) e região Velha / Vila Nova (estações Coripós e Parque Ramiro Ruediger).

acumulado-chuva_jan_2015

A precipitação nos meses de verão em Blumenau é principalmente ocasionada pela convecção, ou seja, por pancadas de chuva que ocorrem no final das tardes. O calor e a alta umidade do ar são condições essenciais para a rápida formação de áreas de instabilidade, compostas por nuvens de tempestade, chamadas Cumulonimbus, que geralmente provocam chuva intensa, muitas vezes com raios e granizo.

Ainda no que diz respeito à chuva, vale ressaltar dois eventos extremos que ocorreram nos dias 07 e 08/01. No primeiro (07/01), a chuva foi extremamente pontual com um acumulado de 53mm em uma hora na estação pluviométrica Coripós. No segundo evento (08/01), a chuva se apresentou mais abrangente, atingindo toda a região do Garcia, causando diversos estragos e transtornos a população, com registro de deslizamentos. Nesse, o maior acumulado ocorreu na estação Glória, 102mm, sendo que desse total 85mm ocorreram em apenas uma hora.

O mês de janeiro foi também bastante quente, as temperaturas máximas ultrapassaram 30°C na maior parte dos dias. A sensação térmica, que relaciona a temperatura e a umidade relativa do ar, ultrapassou 40°C em 15 dias do mês. O maior valor de sensação térmica registrado no município no mês foi de 46,7°C nos dias 12 e 19/01, na estação meteorológica do Parque Ramiro Ruediger.

temperaturas-extremas_jan_2015

As temperaturas mínimas também ficaram bastante altas e, tanto a máxima quanto a mínima, ficaram acima da média climatológica por diversos dias consecutivos, como mostra a Figura2, chegando a ficar 4,8°C acima do esperado no amanhecer do dia 17/01/15.

Meteorologistas: Taciana Weber / Francine Sacco – AlertaBlu