Renato Borghetti virá para Blumenau acompanhar a formatura no Projeto Fábrica de Gaiteiros

Renato Borghetti confirmou a presença no evento. Na oportunidade será lançado o edital para a quinta turma do projeto que é oferecido pelo município gratuitamente.

Foto: divulgada pela SECOM de Blumenau

Na próxima segunda-feira, dia 1º de maio, a Associação Recreativa e Desportiva Serrinha, em Blumenau, será palco da solenidade de formatura da quarta turma do Projeto Fábrica de Gaiteiros, uma iniciativa promovida pelo Instituto Renato Borghetti em parceria com a cidade. O projeto visa oferecer aulas de acordeão diatônico para estudantes vilanenses no Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava.

O evento que inicia às 10h30 celebrará a formatura de 44 alunos, que iniciaram as aulas em março do ano passado, e contará com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito de Blumenau e o artista Renato Borghetti. O projeto, que tem duração de um ano e aulas semanais, busca promover a cultura e as tradições da região Sul do Brasil.

Além da formatura, o evento também marcará o lançamento do edital para a quinta turma do Projeto Fábrica de Gaiteiros, que disponibilizará mais 50 vagas para o período de 2023/2024. A iniciativa é financiada pelo Fundo do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Fumdevi) e tem como objetivo incentivar o estudo e proteção do meio ambiente paisagístico, arquitetônico, histórico, turístico e cultural da região.

O idealizador do projeto, Renato Borghetti, destaca sua identificação com a cidade. “É o segundo ano que prestígio a solenidade de formatura no pólo da Vila Itoupava e me sinto realizado por ver quantas crianças são atingidas pelo projeto que concebi com tanto entusiasmo, direcionando os estudantes pelo bom caminho no fomento à cultura e tradições”, afirma.

A solenidade também vai marcar o lançamento do novo edital com mais 50 vagas para a quinta turma do Projeto Fábrica de Gaiteiros, no período 2023/2024.

Projeto Fábrica de Gaiteiros

O projeto Fábrica de Gaiteiros utiliza os recursos do Fundo do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Fumdevi), vinculado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Comdevi).

As aulas são realizadas no Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava nas segundas e terças-feiras, com duração de uma hora, durante um ano. O acordeão diatônico é conhecido popularmente na região Sul do Brasil como gaita de oito baixos.

Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava (CTC)

A unidade, vinculada atualmente à Intendência da Vila Itoupava, tem como objetivo o estudo e incentivo à proteção do meio ambiente paisagístico, arquitetônico, histórico, turístico e cultural da região. Além disso, busca a promoção e o fomento da cultura, e do turismo como ferramentas para o desenvolvimento econômico sustentável da região. O CTC foi criado em 27 de junho de 2001 pela Lei Complementar Municipal 318.

Fonte: Prefeitura de Blumenau