Até 60% do valor da cerveja artesanal que o consumidor leva pra casa quando compra uma garrafa ou lata é revertido em impostos. Para mostrar ao público o quanto este percentual é pesado para as indústrias, a cervejaria Schornstein, de Pomerode (SC), estampou suas garrafas com uma régua, que aponta o volume que representa este índice. Esta semana, os lotes com esta informação, começaram a sair da fábrica.
A empresa tem 13 anos de mercado e é comercializada em todo o país. O nome da marca significa chaminé, uma das características do prédio onde foi fundada. A fábrica tem capacidade produtiva de mais de 200 mil litros de cerveja ao mês e oferece 17 estilos da bebida.
As dificuldades com a carga tributária brasileira, de acordo com o diretor da cervejaria, Adilson Altrão, muitas vezes inviabilizam o acesso do público ao produto e a continuidade dos investimentos necessários no negócio. “É importante que o consumidor saiba que temos uma preocupação ímpar com a qualidade dos processos, insumos e profissionais envolvidos. Mas não é isso, proporcionalmente, que encarece os nossos produtos. Os impostos aplicados a cervejarias são desproporcionais e queremos sensibilizar a população sobre isso”, comenta.