sábado, 17 abril 2021
Início Geral Região norte da cidade terá 100% de cobertura na coleta de lixo...

Região norte da cidade terá 100% de cobertura na coleta de lixo reciclado

A partir do dia 8 de janeiro do próximo ano, os 36.440 moradores das regiões da Itoupava Central (Margem Esquerda), Fidélis e Fortaleza Alta (Norte da cidade) serão beneficiados com a cobertura total do recolhimento do lixo reciclável. A medida é resultado de um trabalho de reestruturação elaborado pelo Samae durante este ano, e que vai permitir ultrapassar os 30% de cobertura do recolhido de lixo reciclado atualmente na região para um índice de 100% de aproveitamento na coleta seletiva. Com isso, a autarquia vai passar das 80 ruas atendidas atualmente para as 262 existentes, ultrapassando um volume que hoje é de 35 toneladas por mês, para 230 toneladas mensais.

Para esse incremento no município com benefício direto aos próprios moradores, além da melhoria do sistema de coleta, o Samae vai alterar a forma como é feito o recolhimento do lixo reciclável atualmente nestes três bairros, que passará a ser feito sempre às quartas-feiras, no horário das 6h às 19h. O lixo normal será feito em dois dias da semana: nas segundas e sextas-feiras. Com isso, O trabalho será realizado através de caminhões compactadores da Blumeterra com capacidade de recolher um volume de 1,5 tonelada de lixo reciclável por caminhão em cada viagem. 

A proposta é inovadora, o que permite ao Samae usar caminhões adequados para fazer a coleta seletiva, eliminando o uso dos caminhões baús que hoje realizam o serviço de coleta. “Vamos fazer mais com menos graças às mudanças feitas na forma do sistema de coleta. Uma viagem de dois caminhões compactadores, por exemplo, equivale a três viagens realizadas pelos caminhões baús. E isso sem gerar mais despesas”, diz o gerente de Resíduos Sólidos, João Carlos de Francheschi. Ainda de acordo com o gerente, entre outras melhorias significativas está a economia de combustível e menos veículos girando na cidade, colaborando com a melhor fluidez do trânsito.

Coleta

Atualmente o volume total de lixo recolhido na cidade é de 6,8 mil toneladas por mês, sendo que a coleta seletiva chega a um volume de 410 toneladas. Até o final do ano passado, o índice de lixo reciclado estava em 3,5% sobre o total recolhido em todo o município. Atualmente esta marca se encontra nos 6%. Em outubro, em função da Oktoberfest, o Samae conseguiu atingir os 7% na coleta seletiva, o que representa o dobro de lixo para reciclagem em relação a 2012. A meta do Samae, a partir de agora, é chegar ao índice de 8% sobre o lixo reciclado com as novas medidas.

O Samae também está montando uma estratégia para divulgar as novas alterações na coleta seletiva na região, através da distribuição de folders que serão disponibilizados às escolas municipais. Além de informar a população local, o objetivo é reforçar a importância de separar o lixo comum do reciclado, como papeis, vidros e metais (latas de ferro e alumínio).

Além das alterações sobre a coleta, a autarquia também priorizou no folder outras informações sobre como condicionar o lixo reciclado, entre elas fazer a higienização nas embalagens de alimentos, acondicionando-os em sacos plásticos ou caixas de papelão. Por isso, o lixo deverá ser depositado na via pública apenas nas quartas-feiras, dia da coleta seletiva.

O Samae também se preocupou em reforçar à população que as sobras de alimentos, papel higiênico, guardanapos, fraldas descartáveis, absorventes, dentre outros, são considerados lixo úmido e portanto é lixo normal. Além disso, os equipamentos eletrodomésticos e eletrônicos serão coletados periodicamente com o agendamento divulgado pela autarquia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3338-1000.

Texto: Joni César

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS