Reforma da Escola Número 1 deve ser entregue até setembro

A equipe trabalha agora na recuperação do telhado e estrutura das paredes.

Foto: Divulgação/SMC

Na manhã desta sexta-feira (10/02/23), foi realizada uma visita técnica nas obras de restauração e reforma da Escola Número 1, no bairro Itoupava Central, em Blumenau. A previsão é de que os trabalhos em andamento no complexo memorial sejam concluídos até setembro.

Estiveram na obra o prefeito Mário Hildebrandt, a vice Maria Regina de Souza Soar, o ex-senador Dalírio Beber, que destinou o recurso, os secretários Rodrigo Ramos, da Cultura, e Éder Boron, do Planejamento Urbano, técnicos e servidores públicos. Também esteve no local representante do IPHAN na região, uma vez que o imóvel é tombado como patrimônio nacional. A comunidade sede do imóvel esteve representada pela senhora Ingelore Liesenberg, que preside a Associação de Amigos da Casa da Memória da Escola N 1.

A equipe trabalha agora na recuperação do telhado e estrutura das paredes. “A previsão é de que essa etapa das obras esteja concluída em aproximadamente quatro meses”, prevê Rodrigo Ramos. “No próximo dia 13 de fevereiro deve sair o resultado da licitação para a construção do anexo dos sanitários e salas de convivência.”

Imigração alemã

O projeto total deve ficar pronto até setembro e deve entrar como parte das celebrações do bicentenário da imigração alemã no Brasil, que acontece no ano que vem, mas a cidade de Blumenau fará uma contagem regressiva a partir do dia 25 de julho desse ano. “Ao final, a Região da Itoupava Central passará a contar com um moderno e completo centro de memória da cultura dos colonizadores, com a migração para o local da biblioteca alemã e de outros agentes que englobam a Cultura e a Secretaria Municipal de Educação.”

Construída em 1870, a Casa da Memória da Escola nº 1 foi a primeira unidade escolar daquela região. O espaço é mantido pela prefeitura com a finalidade de garantir e promover atividades socioculturais no bairro, além de abrigar um pequeno museu escolar. A última grande reforma no prédio aconteceu no início dos anos 2000.

Com informações de Sérgio Antonello, da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC).