Redes sociais e o jogo sujo nas eleições

teclado_digitando_div_5-8-16

 

Por Claus Jensen

As redes sociais são uma excelente ferramenta para divulgar ideias com baixo custo. Permite expressar opiniões sobre diversos assuntos de forma democrática, sem a necessidade de investir expressivos volumes de dinheiro em comunicação. O mais comum é pelo Facebook, Twitter, WhatsApp e blogs. Pode ser usado o Instagram, Snapchat, Youtube, Google Plus, etc …

Mas também abre espaço para aqueles que agem de má fé. Entre as práticas comuns, são criadas fanpages para atacar determinados candidatos, memes ridicularizando políticos e até organizam ações para bloquear contas de candidatos. No caso de fanpages, desconfie quando ela só posta mensagens contra um determinado político ou administração municipal. Ou seja, não emite opiniões sobre política e sim, uma campanha negativa para desacreditar um trabalho. Ter opiniões é uma coisa, criar postagens organizadas para prejudicar alguém é outra coisa.

O pré-candidato a vereador João Paulo Taumaturgo, que desde 2015 tem sido um grande colaborador do site OBlumenauense, conversou comigo na manhã desta sexta-feira (5/8/16) sobre o assunto. Ele acredita ter sido alvo de alguém mal intencionado que o tenha denunciado ao Facebook, algo possível de fazer com qualquer pessoa. O lamentável é que foi em seu perfil pessoal, onde postava opiniões e fotos de amigos que manifestavam apoio à sua pré-candidatura.

Bloquear contas no Facebook, é uma forma de evitar a propagação de perfis falsos e usuários que abusam das redes sociais com mensagens racistas e outras manifestações. O recurso foi criado com boas intenções, mas como tudo, depende de como se usa.

Outra forma já identificada, é criar perfis falsos para criticar ou elogiar candidatos. Criam um nome, acham uma foto, colocam um histórico e começam a fazer amigos. Quando ele pede sua amizade, você acredita que por ser amigo de outro em comum, é confiável. Assim começa a existir alguém que não existe. Dessa forma, age para prejudicar ou apoiar.

Essas estratégias nas redes sociais foram utilizadas nas últimas campanhas políticas. Por isso é importante você ficar antenado no que é postado. Candidato que é ridicularizado demais, pode ser um indício de ataques da oposição. E quem usa o jogo sujo, ou seja, artimanhas organizadas para prejudicar os outros, não é alguém que gostaria que lhe representasse. Ou gostaria?

Como as campanhas para as eleições estão chegando, queremos pessoas o mais confiáveis possível. Eu e você temos esse poder no voto. Vamos prestar atenção e tomar cuidado para não sermos influenciados por quem usa essas estratégias.