quinta-feira, 13 maio 2021
Início Educação Rede de ensino municipal mantém calendário e as aulas iniciam nesta segunda-feira...

Rede de ensino municipal mantém calendário e as aulas iniciam nesta segunda-feira (10)

Digital StillCamera

Com as temperaturas beirando os 40º, e a rede estadual adiando o início das aulas, fizemos questão de falar com Secretária de Educação do Município, Helenice Glorinha M. Luchetta. Ela nos recebeu na tarde desta sexta (07), e explicou que o início das aulas será mesmo nesta segunda (10).

Questionada sobre as altas temperaturas que atingem nossa região, Helenice disse que foram tomadas algumas medidas emergenciais. Foram instalados vários novos ventiladores nos estabelecimentos de ensino que não possuem ar condicionado.

Um dos problemas apontados pela secretária é o tempo de construção dos prédios que abrigam as escolas municipais. “Temos escolas que são muito antigas, quando a energia elétrica era usada apenas para acender lâmpadas. Para se instalar ar condicionados nesses prédios, tem que trocar toda a fiação, e quando se começa a mexer, também tem que mexer no forro e telhado”, explica Helenice.

A Secretaria de Educação administra hoje, 50 escolas de ensino fundamental e 77 creches. Só nas creches municipais são 12.909 crianças atendidas. “Devido ao forte calor, todas as creches estão orientadas a cuidar da comida e da água para essas crianças. Uma alimentação mais balanceada, garantindo o seu bem estar. As crianças chegam a tomar 2 banhos diários”.

Sobre a falta de água de assombra o município, Helenice disse que hoje mesmo o Presidente do Samae, Valdair Matias, entrou em contato com ela e garantiu o abastecimento de água em toda rede municipal de ensino. Em caso de falta d’água, a mesma será levada em caminhões pipa até a escola.

“Fui professora durante muito tempo, e amo as crianças. Temos plena consciência do forte calor, mas não podemos adiar o início das aulas porque existem milhares de pais que necessitam que seus filhos estejam no colégio para poderem trabalhar. Agora, se nessa primeira semana, os pais tiverem com quem deixar seus filhos, e quiserem poupá-los do calor, nenhum aluno será prejudicado por isso. E faço um pedido aos pais: aqueles alunos que precisarem andar um pouco mais longe para chegar a escola, por favor pais e mães, passem protetor, peçam para as crianças usarem boné, assim será evitado uma série de problemas futuros”, concluiu a secretária.

Texto, entrevista e foto: O Blumenauense

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS